Previsão do Tempo

Hoje

Fórum da Soja apresentou painel perspectivas climáticas

21/10/2014

O meteorologista e sócio diretor da Somar Meteorologia, Paulo Etchichury, foi palestrante no 1º Fórum Norte Gaúcho da Soja em Ipiranga do Sul. Ele apresentou as projeções do clima para a próxima safra e fez uma análise do comportamento climático dos últimos anos. “Na safra passada, em dezembro, houve escassez de chuva e nos meses seguintes voltou à normalidade. Para esta safra não poderemos contar com uma condição de El Niño, que desta vez, será fraco”, conta Etchichury.

O clima nos continentes sofre influências dos oceanos.  Segundo os pesquisadores, as águas do Oceano Atlântico estarão aquecidas no sul e contribuirão para chuvas entre fevereiro e março de 2015, diminuindo assim riscos de estiagens mais severas e duradouras.

O meteorologista também explicou sobre os ciclos do clima, que se alteram em El Niño e La Niña a cada 30 anos. Conforme Etchichury, estamos entrando num período mais frio que se assemelha às décadas de 50 a 70.  “Daqui para frente as frentes frias vão para o centro do país. Em dezembro teremos episódios de chuva”, explica.

Etchichury comentou também sobre momento crítico que vivem as usinas hidrelétricas brasileiras. “O Sistema Cantareira em São Paulo está à beira do colapso”, disse o palestrante.