Previsão do Tempo

Hoje

Ipiranga está no Novembro Azul

19/11/2014

O Posto de Saúde de Ipiranga do Sul realizou no dia 17/11 e promove ainda na próxima segunda-feira, 24 os exames preventivos de sangue como o PSA (Antígeno prostático específico).

Além disso, oferece aos agricultores que trabalham com herbicidas o exame de colinesterase.  O teste de colinesterase serve para detectar intoxicação com algum produto como pesticidas, herbicidas ou adubos. Este teste é feito principalmente por agricultores por estarem em contato direto com estes produtos agrícolas.

Os exames serão coletados no Posto de Saúde a partir das 8h da manhã em jejum.  Os primeiros 50 ganharão de brinde 1 camiseta. O PSA é coletado apenas para homens acima de 45 anos para os demais somente a colinesterase.

O Novembro Azul é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois, no dia 17, foi o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. “Pensamos que os homens precisam desconstruir estes paradigmas, e começarem entender que a prevenção ainda é o maior aliado da saúde, bem como detectar qualquer adoecimento precocemente trará mais chances de cura ou tratamentos menos invasivos.  Precisam compreender que estilo de vida determina a qualidade de vida, e com isso muitos adoecimentos poderiam ser evitados”, argumenta o secretário da saúde Cleimar Araldi.