Previsão do Tempo

Hoje

Ipiranga do Sul inaugura Programa Alfa e Beto

25/03/2015

Os alunos do pré-escolar B e 1º ano que estudam na Escola Dom João Becker de Ipiranga do Sul inauguraram nesta segunda-feira (23/03), o novo material didático que integra o Programa Alfa e Beto, uma nova prática de alfabetização de crianças para melhorar o desempenho dos alunos.

Conforme o prefeito Mario Luiz Ceron (PTB), foi investido R$ 7.668,00 em materiais didáticos. “Estamos comprometidos em assegurar a efetiva alfabetização de nossos jovens”, destacou o prefeito ao desejar êxito às professoras, coordenação e direção do novo programa.

A coordenadora do Programa Alfa e Beto, professora Maristela Postal Bombana, esteve em Porto Alegre participando de formação para aplicação do novo processo pedagógico. “Com as professoras Eliane Sbeghen(Pré B) e Arlene Dall’Agnol (1º ano) estamos nos capacitando e planejando as atividades. É um novo desafio. Elas também estiveram em Aratiba conhecendo o mesmo programa utilizado há sete anos.

Para a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professora Vanderlei Zem Pasqualotto, o Programa Alfa e Beto apresenta definição clara de conceitos de alfabetização e contempla as habilidades e competências que as crianças desta faixa etária precisam para se alfabetizar. “É uma proposta pedagógica fundamentada em conhecimentos científicos, no desenvolvimento psicomotor, na fluência da leitura e nas práticas de alfabetização”, observou ao reiterar que educação muda à trajetória de vida das pessoas, e para isso é necessário uma equipe de professores bem preparados, gestão escolar eficiente, um programa de ensino claro e o uso de pedagogias adequadas.

A coordenação terá reuniões de planejamento semanais para a elaboração dos planos de aula com a utilização de variados materiais didáticos.