Previsão do Tempo

Hoje

Programa em Saúde Coletiva propicia novos projetos em Ipiranga do Sul

22/04/2015

O município de Ipiranga do Sul continua sendo destaque na área da saúde pública com o Programa de Prevenção em Saúde Coletiva, e colhe resultados efetivos na busca da promoção do bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde. Os trabalhos são divididos em etapas de intervenção. Na primeira fase o Projeto Promover Saúde oferece ações de vigilância e pesquisa das incidências e prevalências. Este trabalho prescreve as prioridades das ações a serem executadas pelo Governo Municipal.

Na segunda fase ocorrem os Projetos Saúde na Comunidade com palestras de orientação e educação em Saúde. Visitas domiciliares, cursos para aprofundamento de temas e eventos de sensibilização sobre qualidade de vida.

O Projeto Espaço Saber Viver, que iniciou neste mês, é uma das estratégias de ação preventiva envolvendo o grupo de pessoas com profissionais de áreas multidisciplinares. São tratados neste grupo assuntos de interesse dos participantes.

Direcionado aos próprios profissionais da saúde, o Projeto Cuidar de Quem Cuida é um espaço para reflexão das vivencias cotidianas na Unidade de Saúde Básica. Os relatórios das ações foram apresentados para população no I Fórum Municipal de Saúde Publica em 2014 que contou com mais de 200 participantes, reunindo a comunidade e autoridades.

O secretário de Saúde Cleimar Araldi acredita que todos os esforços apontam para uma promoção da qualidade de vida das pessoas e alerta a necessidade de desenvolver trabalhos para diminuir o uso racional de medicamentos, como por exemplo, o alto índice de remédios antidepressivos.

Na opinião de Araldi, os esforços do Governo Municipal para fortalecer as políticas públicas de saúde preventiva tem sido uma estratégia eficaz que fomentou muitas ações concretas neste campo.