Ipiranga do Sul apresenta Plano Municipal de Educação

12/05/2015

A Secretaria de Educação de Ipiranga do Sul realizou no dia 08 de maio a audiência pública de apresentação do Plano Municipal de Educação no Centro Comunitário Nossa Senhora das Dores. Participaram a comissão representativa para elaboração do PME, professores, direções das duas escolas, pais, vereadores, secretários.

O Plano é um importante documento que define metas estratégias para serem cumpridas pelos próximos dez anos. A criação ou revisão dos PME esta prevista pela Lei 13.005/2014, que estabeleceu o novo Plano Nacional de Educação. Desde 2001, quando entrou em vigor no país o primeiro Plano Nacional de Educação, estados, municípios e o Distrito Federal tinham a obrigação de criar os seus planos de educação. No entanto 66% dos municípios contavam com planos em 2011 e 1/3 das cidades brasileiras precisavam iniciar o processo de construção do seu primeiro PME, assim como Ipiranga do Sul.

Com a Lei 13.005/2014, do atual PNE, prevê que os municípios apresentem seus planos em um ano. “Agora o Plano de Educação será encaminhado ao Poder Legislativo de Ipiranga do Sul para a apreciação”, diz a coordenadora de Educação, professora Vanderlei Zem Pasqualotto.

O prefeito Mario Luiz Ceron, acompanhou a audiência e cumprimentou todos que se envolveram para a formatação do Plano.

As 10 diretrizes que delineiam significativo avanço na atual educação brasileira:

I. Erradicação do analfabetismo;

II. Universalização do atendimento escolar;

III. Superação das desigualdades educacionais;

IV. Melhoria da qualidade de ensino;

V. Formação para o trabalho;

VI. Promoção da sustentabilidade socioambiental;

VII. Promoção humanística, científica e tecnológica do País;

VIII. Estabelecimento de meta de aplicação de recursos em educação como proporção do Produto Interno Bruto (PIB);

IX. Valorização dos profissionais da educação, e,

X. Difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e gestão democrática da educação.