Previsão do Tempo

Hoje

Ipiranga do Sul apresenta PME

17/06/2015

Planejamento prevê metas para a Educação dos Ipiranguenses pelos os próximos 10 anos.

O Governo de Ipiranga do Sul especialmente a área de Educação, comemoram a construção do Plano Municipal de Educação (PME). Na última segunda-feira (15), o PME foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, sancionado e promulgado pelo prefeito Mario Luiz Ceron através da Lei 1401 de 16 de junho de 2015.  

Desde o final do ano passado a Secretaria de Educação trabalha na elaboração do documento que segue as normativas do Plano Nacional de Educação (PNE) previsto na Lei 13.005/2014. Desde 2001, quando entrou em vigor no país o PNE, Estados, Municípios e o Distrito Federal já tinham a obrigação de criar suas versões locais das metas e estratégias. De acordo com o IBGE 66% dos municípios contavam com planos em 2011. Ipiranga do Sul também não o possuía. Então, com esforço de muitas pessoas o PME foi construído e é um instrumento que compromete gestores e a comunidade com as políticas para a área de Educação.

Conforme a coordenadora de Educação e Cultura de Ipiranga do Sul, professora Vanderlei Zem Pasqualotto, são metas a serem atingidas num prazo de 10 anos. “Ipiranga do Sul dá um grande salto de qualidade educativa ao elaborar de forma democrática e participativa o PME. É um plano de Estado e não somente um plano de Governo”, enfatiza a professora.

Os aspectos norteadores do plano são: a universalização, a qualidade de ensino, a formação e valorização dos profissionais, a democratização da gestão e o financiamento da educação. 

Para os gestores do Executivo de Ipiranga do Sul, prefeito Mario Luiz Ceron e vice-prefeito Marco Antônio Sana, o plano deve ser efetivado ao longo do decênio com a implementação das metas e o monitoramento do seu cumprimento. “Ipiranga do Sul está de parabéns. A comunidade participou de um processo desafiador que exige dos gestores e de todas as esferas um forte compromisso com as metas e muito planejamento”, defendeu o prefeito ao agradecer a colaboração de todos os profissionais da educação, pais, professores e  vereadores que se dedicaram ao Plano Municipal de Educação de Ipiranga do Sul.  

 

Assessoria de Imprensa Governpo de Ipiranga do Sul.