Confirmada a realização do II Fórum Norte Gaúcho da Soja

29/08/2015

Está confirmada a realização da 2ª edição do Fórum Norte Gaúcho da Soja, dia 2 de outubro, em Ipiranga do Sul, Berço do Plantio Direto. O anúncio foi feito na tarde de terça-feira, 25/08, no gabinete do prefeito Mario Luiz Ceron, na presença de representantes das entidades organizadoras do evento: presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Sidnei Beledeli; presidente da ACCIAS, Luiz Carlos da Silva; presidente do Sicredi Estação, Euzébio José Rodigheiro; supervisor da microrregional da Emater/Ascar-RS, Paulo Edgar da Silva. Também participaram do encontro o vice-prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Sana; o coordenadordo Curso de Agronomia, Prof. Me. Ronaldo Meireles; os Secretários Municipais de Agricultura, Gilberto Toazza, e da Administração, Luiz Carlos Toazza, e a primeira-dama e secretária de Bem Estar Social de Ipiranga do Sul, Nadia Sandri Ceron.O eventoserá realizado no Ginásio Municipal de Ipiranga do Sul, a partir das 8 horas.

A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de rações animais e com uso crescente na alimentação humana encontra-se em franco crescimento.

Cultivada especialmente nas regiões Centro Oeste e Sul do país, a soja se firmou como um dos produtos mais destacados da agricultura nacional e  na balança comercial.O cultivo de soja no Brasil se orienta por um padrão ambientalmente responsável, ou seja, com o uso de práticas de agricultura sustentável, como o sistema integração-lavoura-pecuária e a utilização da técnica do plantio direto. São técnicas que permitem o uso intensivo da terra e com menor impacto ambiental, o que reduz a pressão pela abertura de novas áreas e contribui para a preservação do meio ambiente.