Previsão do Tempo

Hoje

Prefeito Ceron visita reitor da UPF

08/09/2015

O reitor da Universidade de Paso Fundo (UPF) José Carlos Carles de Souza recebeu a visita dos prefeitos Mario Luis Ceron e Enio Meregalli, dos municípios de Ipiranga do Sul  e de Erebango, e do representante do Executivo municipal de Quatro Irmãos, Aljocir Duti de Quadros. O encontro, realizado nessa terça-feira (01/09), foi acompanhado pela presidente do Corede Produção Munira Awad. A visita teve o objetivo de fortalecer as relações da Universidade com a região, em especial com os municípios que utilizam a BR 153, conhecida como Rodovia Transbrasiliana.

Durante o encontro, o prefeito de Ipiranga do Sul agradeceu a acolhida e reconheceu a importância da Universidade de Passo Fundo no cenário nacional, destacando a grande capacidade técnica da Instituição, que há mais de 47 anos trabalha em prol do desenvolvimento regional.  De acordo com Ceron, este momento é muito importante para os Executivos municipais, que desejam unir esforços no sentido de retomar discussões prementes nas comunidades há mais de 40 anos, relacionadas à precariedade da BR 153. “Essa situação tem causado grandes problemas no trecho entre Passo Fundo e Erechim. Ao todo, 68,5km não têm pavimentação asfáltica e os motoristas que precisam passar por esse trajeto têm encontrado dificuldades, com veículos danificados ao longo do trecho e  com demora na entrega das cargas”, frisou.

Já Enio Meregalli ressaltou que a Universidade poderá contribuir com os municípios. “Nós almejamos que o projeto de pavimentação da Rodovia Transbrasiliana realmente saia do papel e se torne realidade. Lutamos há mais de 40 anos para a liberação de recursos a fim de pavimentar esse trecho da BR 153”, reiterou o prefeito de Erebango.

O reitor da UPF agradeceu a visita e ressaltou que a Instituição sempre estará à disposição da região, auxiliando no desenvolvimento dos municípios, e citou,  como exemplo, o trabalho que foi desenvolvido pela Universidade no município de Lagoa Vermelha, onde uma equipe qualificada realizou o Planejamento Estratégico do município. A iniciativa proporcionou o envolvimento de diferentes atores da sociedade civil organizada. “Em Passo Fundo, também concluímos, com uma equipe igualmente qualificada, o Plano de Saneamento Básico. Esses exemplos são apenas para elucidar o quanto a Instituição poderá contribuir com ações nos municípios, desde que sejamos acionados, demandados”, salientou.

Ao final do encontro, os prefeitos solicitaram ao reitor que ele, juntamente com os Coredes Produção e Norte, passe a coordenar as atividades relacionadas à infraestrutura e à logística das BRs 285 e 153.

Assessoria de Imprensa UPF.