Previsão do Tempo

Hoje

Grupo multiprofissional alerta sobre colesterol

18/09/2015

A Secretaria de Saúde de Ipiranga do Sul, através de seus profissionais promove mensalmente o encontro com o grupo multiprofissional. Em cada momento os participantes recebem orientações sobre os mais variados temas da área da saúde. No encontro desta semana (16/09), o grupo aprendeu mais sobre como prevenir o colesterol. 

A palestra foi ministrada pela nutricionista Vanessa Bombana. Conforme a profissional o colesterol pode ser considerado um tipo de “gordura” produzido no organismo. “O colesterol está presente em alimentos de origem animal como nas carnes, no leite integral e ovos. Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares”, alertou Vanessa.

A profissional também exemplificou os tipos de colesterol: LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento e o HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.  

 

Assessoria de Imprensa Governo de Ipiranga do Sul.

Fotos: Marlon Casanova