EL NIÑO PERMANECE ATÉ O 1º TRIMESTRE DE 2016

08/10/2015

O sócio diretor da Somar Meteorologia, Paulo César Espinoza Etchichury, durante o II Fórum Norte Gaúcho da Soja, abordou as perspectivas climáticas para a cultura na safra 2015/2016. Ele afirmou que temos o El Niño instalado de intensidade moderada a forte. Segundo ele, este fenômeno não é boa condição para lavoura de inverno, mas é para lavoura de verão. De acordo com Paulo Etchichury, no El Niño há inverno mais quente e primavera mais chuvosa, com risco de alguns episódios de chuvas fortes, sendo que no verão se reduz o risco de estiagem, pois há chuvas regulares, porém podem ocorrer algumas estiagens regionalizadas. É um fenômeno que tem a ver com as oscilações de temperatura do Oceano Pacífico e vai continuar até o primeiro trimestre de 2016.

Conforme o meteorologista nos próximos anos haverá condições climáticas semelhantes às observadas em 1945 e 1975. Segundo o palestrante, o padrão climático muda em meados de 2016, com indicativo de um novo período de La Niña, inverno mais frio e seco, com condição de menos chuva.

Fotos: Cleber de Oliveira

Fonte: Atmosfera On Line