Previsão do Tempo

Hoje

Ipiranga do Sul também apoia o Novembro Azul

15/11/2015

Os homens de Ipiranga do Sul a partir dos 45 anos de idade poderão realizar o exame preventivo ao câncer de próstata nos dias 19 e 26 de novembro pela parte da manhã na Unidade Básica de Saúde.

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. É o segundo tipo de câncer que mais mata os homens no Brasil, com números superiores ao câncer de mama. A detecção precoce é fundamental para o tratamento chegando a 90% de cura.

Na fase inicial não há sintomas, logo a ida anual ao urologista é essencial para acompanhamento da glândula. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e quando aumentada de volume dá sintomas como levantar várias vezes à noite para urinar, apresentar jato curto. Estes são alertas para cuidar da próstata.

De acordo com o secretário de Saúde de Ipiranga do Sul, Cleimar Araldi, é preciso motivar os homens a fazer seus exames preventivos, adotar hábitos saudáveis, atividades físicas, alimentação equilibrada, entre outros cuidados que são importantes na qualidade de vida dos homens.

Os fatores de risco associados são homens maiores de 65 anos, histórico familiar, raça, mais comum entre negros, alimentação inadequada a base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos, sedentarismo e obesidade.

A recomendação é ir ao urologista e fazer a dosagem no sangue do PSA e o toque retal. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Governo de Ipiranga do Sul.