Previsão do Tempo

Hoje

Programa “Máquina Certa” facilita o plantio em Ipiranga do Sul

24/11/2015

Reconhecido como o “Berço do Plantio Direto”, Ipiranga do Sul tem inovado nas políticas públicas que beneficiam a agricultura, principal fonte de renda da maioria das famílias.

Para fomentar o desenvolvimento local, estimulando o emprego da tecnologia de plantio e colheita, o Governo Municipal, desenvolve desde 2013 o Programa Máquina Certa – Plantar e Colher. O prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Luiz Ceron, afirma que o município reembolsa os produtores que necessitam de atendimento no plantio e colheita das culturas de inverno de verão. “O projeto visa o fomento na prestação de serviços por terceiros e também incentiva a abertura de empresas para os serviços de execução de plantio e colheita além de beneficiar o agricultor na hora certa do plantio e colheita”, diz o prefeito.

Na safra da soja 2015/2016, conforme dados da Emater de Ipiranga do Sul, a estimativa é que sejam semeados cerca de 9.800 hectares. Segundo o secretário da Agricultura, Gilberto Toazza, o atendimento aos produtores apenas com a Patrulha Agrícola era incapaz de cumprir os prazos de plantio no período recomendado. “Agora com este Programa, conseguimos atender todas as famílias”, comenta.

O casal de agricultores, Antônio Cadini e Maria de Fátima dos Santos Cadini participam do Programa há quase três anos. “Meu vizinho planta pra nós e a Prefeitura dá uma porcentagem de auxílio e agora plantamos e colhemos na época certa”, afirma o produtor que já está com a lavoura de soja toda semeada. Perto dali, a agricultura Berenice Fátima Caverzan, também se inscreveu no Programa e garantiu o plantio da sua lavoura no período recomendado.

O técnico agrícola da Secretaria da Agricultura, Iltemar Astolfi, diz que antes da implantação do projeto as atividades relacionadas à patrulha agrícola possuíam muitos problemas. “Os produtores queriam plantar todos ao mesmo tempo e não havia esta condição de atendimento das demandas. O atraso no plantio baixava a produtividade nas lavouras”, lembra.

Os produtores que plantam até 10 hectares podem se inscrever no Programa Máquina Certa - Plantar e Colher.  Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria da Agricultura de Ipiranga do Sul.