Ipiranga do Sul promoveu I Fórum Municipal da Educação

24/11/2015

O I Fórum Municipal de Educação de Ipiranga do Sul teve o objetivo de aprofundar os estudos sobre o Conselho Municipal de Educação, suas atribuições, bem como dialogar sobre a importância da Educação Fiscal, reunindo líderes, gestores, professores e demais profissionais envolvidos com a Educação de Ipiranga do Sul para juntos debaterem as perspectivas e desafios de um ensino que envolve o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem. O evento aconteceu nesta terça-feira (24/11), no Centro de Multiconvivência.

A coordenadora de Educação, professora Vanderlei Zem Pasqualotto, agradeceu a participação dos colegas professores e pessoas envolvidas no processo educacional. “É mais um passo importante na Educação que estamos dando. Abertura das turmas de maternal, elaboração do Plano Municipal de Educação e agora o Fórum”, destacou a educadora.

O prefeito Mario Ceron, cumprimentou pelo constante aperfeiçoamento dos profissionais de educação em Ipiranga do Sul e agradeceu pelo trabalho desenvolvido neste ano. “Família, educação e leis são pilares fundamentais para vivermos em sociedade. Certamente o trabalho do professor reflete da vida de cada cidadão”, mencionou o líder do executivo ao parabenizar pelo fortalecimento da equipe que, segundo ele, traz resultados positivos.

O secretário de Finanças, Dinamar Folle e o assessor contábil, Mauricio Meneguel lançaram durante o Fórum, o Programa de Educação Fiscal que passa a ser instalado em Ipiranga do Sul. “Vivemos num mundo com muita sonegação de impostos. Com isso as esferas federal, estadual e municipal perdem. Não podemos deixar adormecido esse projeto que foi criado e é amparado por Lei. Nós precisamos que os professores adotem esta causa e nos ajudem a educar os alunos neste aspecto também”, pediu Folle.

De acordo com Meneguel, se busca permanentemente melhorar a arrecadação com ações e projetos como este de Educação Fiscal, sem com isso aumentar impostos, apenas com a conscientização de que cada um fazendo a sua parte os benefícios são para todos os munícipes, revertendo em mais investimentos, por exemplo, para a área da educação. Os palestrantes também destacaram a importância do Programa Nota Fiscal Gaúcha, também aderido por Ipiranga do Sul, basta solicitar o CPF na nota fiscal ao fazer compras no comércio. O Programa premia mensalmente através de sorteio.

Pela parte da tarde, a integrante do Conselho Municipal de Educação de Erechim , professora Maria Salete Torre. “Rede municipal nenhuma avança sem o Conselho de Educação que é um articulador para o sucesso educacional do município", reiterou.