Colheita da Soja celebra união inter-regional com lançamento de ação pública em defesa da BR 153 e BR 285

19/02/2016

Oficializada a Abertura da Colheita da Soja e Expo Ipiranga do Sul. O evento, que vai até domingo (21), em sua terceira edição foi marcado, na manhã desta sexta-feira (19), pela expressiva presença de lideranças políticas, civis, sindicais, militares, religiosas e entidades de classe dos 53 municípios, que além de prestigiarem o evento da comunidade, defenderam a conclusão da pavimentação asfáltica da BR 153 (Transbrasiliana, trecho de 68,4Km) e a duplicação da BR 285 (Passo Fundo – Carazinho).

O prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Luiz Ceron, que também integra o Comitê Executivo em defesa da conclusão destas obras, manifestou sua satisfação em receber as lideranças num evento que destaca a cultura da soja, como principal força da economia local /regional. O prefeito enfatizou que é preciso somar esforços para que a ação pública que pretende colher milhares de assinaturas nos próximos 30 dias, obtenha êxito.  Ceron agradeceu o apoio dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Produção e Norte, da Universidade de Passo Fundo (UPF), Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e do Planalto (Ampla).

O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, que também preside o Comitê, contextualizou os trabalhos já realizados em 2015 e pediu o engajamento das pessoas e das autoridades, no abaixo assinado, que será incluído em dossiê aos órgãos competentes. Conforme o reitor, esta ação, de cunho comunitário regional defende a melhoria da malha rodoviária do interior do Rio Grande do Sul. “Todos tem pleno conhecimento do potencial econômico da nossa região e a necessidade de boas rodovias para fortalecer o desenvolvimento de modo integral. Teremos muito trabalho pela frente até vencermos a burocracia própria da área pública e alcançarmos escassos recursos orçamentários disponibilizados pelo governo federal”, argumentou o reitor ao pedir persistência para ultrapassar os obstáculos. “Acreditamos que de forma coletiva e organizada poderemos levar os pleitos de desenvolvimento a toda região. Não há como falar de desenvolvimento, sem infraestrutura e logística. Se esta obra estivesse concluída teria propiciado maior e melhor desenvolvimento para os municípios do seu entorno. Não adianta reclamarmos do passado. Chegou a nossa vez de trabalharmos para sua conclusão", defendeu o reitor.

Também fizeram parte da mesa de honra o vice-prefeito Marco Sana, deputados estaduais, Ronaldo Santini, Altemir Torteli, Vilmar Zanchin, Gilmar Sossella e Juliano Roso, major Uilson Leri Ceconello, Amadeo Oliveira representando o secretário da Agricultura do Estado Ernani Polo, presidente da Amau Lírio Zarichta, vice-presidente Ampla Nelson Gracieli, presidente do Corede Produção Munira Medeiros Awad, presidente do Corede norte e diretor geral da URI Erechim Paulo Sponchiado, secretário da Agricultura Gilberto Toazza, primeira-dama Nadia Sandri Ceron, esposa do vice-prefeito Nalva Scolari, presidente da Accias Luiz Carlos Silva, padre Lírio.

Redação: Elaine Fontana

Fotos: UPF e AU