Previsão do Tempo

Hoje

Motivação para o cultivo de hortas

27/05/2016

O grupo Expectativa do Aprender - Programa de Atenção Integral à Família (Paif), realizou no dia 24 de uma atividade juntamente com a Emater/Ascar na residência de Claudia Fabris sobre Segurança e Soberania Alimentar que faz parte do dia a dia da extensão rural.

O escritório Municipal da Emater em parceria com o Cras de Ipiranga do Sul, desenvolveu uma ação específica tendo como objetivo motivar as famílias a cultivarem suas hortas de maneira a garantir produtos de qualidade e diversificados para a alimentação da família. A atividade envolveu os participantes em um dia todo de atividades em torno desse assunto, inicialmente propondo reflexões sobre a importância de uma alimentação saudável, com grande quantidade de frutas, legumes e hortaliças na alimentação, assim como a importância das vitaminas e sais minerais para a saúde. Manejo de horta com questões de localização, adubação, irrigação, plantio e semeadura também fizeram parte das considerações iniciais sobre o cultivo da horta na propriedade.

A parte prática da atividade contou com a preparação da Calda Bordaleza – um fungicida para ser usado nas hortas e pomares para controle de doenças. Uma preparação simples que pode ser feita em casa. Também foram repassadas receitas caseiras de inseticidas naturais fazendo uso de plantas comuns nas propriedades como: Inseticida de angico, de arruda, de cinamomo e o uso do óleo de Nim. Todas essas informações foram repassadas com o intuito de trabalhar com a produção de alimentos “limpos”. 

A atividade também contou com a socialização de mudas de diversas espécies que cada participante levou para o encontro, essas trocas garantem a propagação e preservação das espécies assim como a valorização da cultura e dos costumes locais. 

A prática em loco possibilita uma maior inserção do grupo na atividade, gerando uma experiência positiva sobre o assunto, através da troca de experiências e conhecimentos que enriquecem a vivência.