Previsão do Tempo

Hoje

Ipiranga do Sul realiza Conferência da Assistência Social

08/06/2017

A IV Conferência Municipal da Assistência Social de Ipiranga do Sul teve como objetivo avaliar a política da assistência social e definir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Conferência aconteceu na segunda-feira (05/06), no Centro de Multiconvivência de Ipiranga do Sul teve a participação expressiva da população e abordou o tema: “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS.

Os participantes foram divididos em quatro grupos e discutiram quatro eixos: I A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistênciais; II Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; III Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; IV A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistênciais.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vanderlei Zen Pasqualoto, as conferências são instrumentos de participação e controle social, juntamente com os conselhos de assistência social. “É importante ressaltar que a conferência seja um momento também de estudos aprofundado conhecimento e debates da realidade e das situações no município.

A palestrante, Carla Magali Capitano, destacou a importância SUAS para o desenvolvimento da sociedade. “A Assistência Social deve atender a todos os cidadãos que dela necessitarem. Realizando ações integradas entre a iniciativa pública, privada e da sociedade civil, com o objetivo de garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, à velhice. Amparando a crianças e adolescentes carentes, promovendo a integração ao mercado de trabalho e à reabilitação e promoção de integração à comunidade para as pessoas com deficiência”, esclareceu Carla.

A secretária do Bem Estar Social e primeira dama do município, Nadia Sandri Ceron, agradeceu a participação da população para eleger as demandas para melhorar o atendimento da população dentro da área da Assistência Social. “A Conferência é fundamental para saber quais são as demandas necessárias para aprimorar os serviços prestados pela Assistência Social, melhorando a qualidade de vida da população”, ressalta Nadia.

Foram eleitos delegados para representar o município de Ipiranga de Sul na XII Conferência Estadual da Assistência Social, representando a sociedade civil, Iris Basso Risson e a suplente Évilin Zambilo. Representarão o governo municipal, Cristiane Dalla Rosa e a suplente Nadia Sandri Ceron.