Previsão do Tempo

Hoje

FÓRUM DA SOJA TRAZ ESTRATÉGIAS PARA OBTER MAIS RENTABILIDADE

29/09/2017

 

O Brasil é segundo maior produtor de soja do mundo, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2016/2017 foram produzidos 113,923 milhões de toneladas do grão no país. O Rio Grande Sul é o terceiro maior produtor de soja no país, superado apenas pelos estados de Mato Grosso e Paraná.

Cada vez mais os produtores têm buscado conhecimento de tecnologias e inovações para rentabilizar ao máximo suas lavouras. O IV Fórum Gaúcho da Soja reuniu especialista do setor que compartilharam informações que são importantes para aumentar a produção da soja. O encontro aconteceu na sexta-feira (29/09), no Ginásio de Esportes do Ipiranga do Sul.

A escolha da semente adequada é uma decisão muito importante conforme explicou a engenheira agrônoma Kassiana Kehl. “As sementes melhoradas possuem maior capacidade do dossel vegetativo, influenciando no aumento da concentração de fotossíntese, maior capacidade de enchimento de grão. Estas sementes também possuem maior resistência contra doenças”, destaca Kassiana.

O engenheiro agrônomo, doutor em solos, Telmo Jorge Carneiro Amado, evidenciou a importância do preparo e manejo adequado do solo como fatores que merecem uma atenção especial, já que influenciam de forma direta na produtividade da soja. “É necessário planejar a construção de um perfil de solo adequado para o cultivo, principalmente em períodos onde a preocupação com estresse hídrico se torna eminente, evitando assim perdas na cultura”, explica o engenheiro.

Outra preocupação dos produtores é a aplicação de fungicida para combater as pragas que muitas vezes se tornam resistentes ao produto. O tema foi abordado pelo engenheiro agrônomo, doutor Carlos Alberto Forcelini. “O indicado é utilizar produtos que são considerados reforços específicos para cada tipo de doença, para complementar a ação de combate do fungicida de forma eficaz”, destacou Forcelini.

O evento foi realizado pelo governo de Ipiranga do Sul, Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Ideau, Emater/RS Ascar, Accias e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Getúlio Vargas (AEAGV).

Redação: Fonte Agência de Jornalismo?