Previsão do Tempo

Hoje

Grupo do Caminho das Flores Cores e Sabores de Ipiranga do Sul visita Nova Petrópolis

20/10/2013

No dia 20 de outubro, o Grupo do Caminho das Flores Cores e Sabores de Ipiranga do Sul,  realizou uma viagem a Nova Petrópolis – RS, com o objetivo de visitar o Festival da Primavera e também adquirir novos conhecimentos sobre a atividade de Turismo Rural. 

O Festival da Primavera  é uma festa digna do seu título de Jardim da Serra Gaúcha, com duração de dez dias, onde comunidade e visitantes podem conferir o que há de melhor na área de flores e paisagismo. Na oportunidade o grupo visitou a feira onde pode conhecer e adquirir  espécies de plantas que irão compor os jardins de suas propriedades.

O Labirinto Verde construído com ciprestes plantados em círculos, formando uma cerca viva, dando passagem para a chegada ao centro do labirinto após percorrer cerca de 300 metros, também proporcionou um momento de proximidade com a natureza, um resgate aos tempos da infância, assim como o conhecimento de mais uma forma de conduzir as plantas através das podas e armações de arame.

A Visita a Floricultura Ursula possibilitou ao grupo encontrar produtos relacionados a jardinagem desde plantas perenes e anuais, acessórios, vasos decorativos, assim como inspiração para criação de jardins.

À tarde o Grupo realizou uma atividade voltada ao Turismo Rural, com visita aoRecanto dos Pioneiros, na comunidade de Nove Colonias no interior de Nova Petrópolis. O Recanto dos Pioneiros é uma propriedade rural, que preserva a cultura e as tradições trazidas pelos antepassados há mais de um século. A recepção foi feita pelos integrantes da família que contaram a história da propriedade e como iniciou a atividade de turismo. A propriedade conta com uma paisagem rural especial com destaque para a organização e o jardim, o Museu das Gerações, Hospedagem e Café Colonial e ainda toda a estrutura que faz parte da atividade diária da propriedade: os animais, a horta o pomar e o relógio do corpo humano, tudo em harmonia e de acordo com a cultura alemã que é preservada de geração em geração. A visita possibilitou mais que um passeio, mas uma experiência única com relação ao trabalho de turismo rural desenvolvido numa propriedade em que a família toda trabalha para receber bem quem lhes visita, ainda com visão de empreendedorismo agregando valor aos  diversos produtos da propriedade.  

A excursão que contou com o incentivo da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Sul e o apoio do Escritório Municipal da Emater/RS Ascar, que possibilitou a todos um dia de muitas experiências que poderão colaborar com as atividades desenvolvidas  pelo grupo do Caminho das Flores Cores e Sabores no município de Ipiranga do Sul.

Fonte: Emater / Ipiranga do Sul.