Previsão do Tempo

Hoje

Curso resgata conhecimento popular sobre plantas medicinais

30/05/2018

A Prefeitura de Ipiranga do Sul e Emater/RS-Ascar em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), realizaram na segunda e terça-feira (28 e 29/05), mais um curso de Plantas Medicinais. Participaram agentes de saúde e senhoras da comunidade.

Esta ação acontece desde 2017. O curso foi ministrado pela instrutora do Senar, Sandra Rigo, que abordou questões como a identificação correta e o uso das plantas bem como o resgate, cultivo e disseminação dessas espécies para que a tradição se mantenha.

O município também conta com horto medicinal, criado no ano passado, junto ao Centro de Multiconvivência. Aberto ao público, o local serve principalmente para estudo da diversidade de plantas.

Conforme a extensionista da Emater de Ipiranga do Sul, Renata Bombana, o horto tem a fundação de colaborar com o cultivo das plantas que estavam sendo esquecidas pelas famílias e que agora, voltam a ter sua importância tendo em vista o potencial preventivo à saúde humana. “É importante conhecer bem estas plantas antes do uso e cultivá-las em suas propriedades para que as próximas gerações possam contar com esta diversidade e riqueza natural”, diz Renata.

Outras informações podem ser obtidas junto à Emater, pelo fone: 54 3336.1124

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo