Prefeitura de Ipiranga do Sul - Noticias

Previsão do Tempo

Hoje

Nutricionista orienta sobre alimentos que reforçam sistema imunológico

04/06/2018

A alimentação tem um papel fundamental na manutenção de um sistema imunológico saudável. Cada alimento possui uma propriedade e uma função.

Com a chegada do inverno e as iminentes quedas de temperatura, foram destacados alguns alimentos que são responsáveis por reforçar a imunidade, auxiliando na prevenção de gripes e resfriados, quanto na recuperação e manutenção da saúde.

As orientações são da nutricionista Vanessa Bombana:

Cereais integrais são fontes de carboidratos e aminoácidos que ajudam manter a energia, são fontes de vitaminas, fibras e oxidantes. Algumas opções para consumir são, arroz integral, aveia, pão integral, gérmen de trigo e cevada.

O ômega 3 traz benefício a saúde cardiovascular e ao sistema imunológico, esse nutriente quando unido com minerais essenciais promove a ação dos glóbulos brancos que vão determinar a eliminação do vírus da gripe, além disso é anti-inflamatório para desinflamar as vias respiratórias facilitando então o controle da congestão nasal e da dor. O ômega 3 na linhaça, chia e em peixes de origem marinha, como salmão, sardinha, arenque, atum, bacalhau e cavala.

A couve-folha é riquíssima em antioxidantes que são fundamentais para manter a imunidade elevada, também possui vitamina A, B6 e B12 que são responsáveis pela maturação das células imune, ajudando na resistência a infecções. Exemplos de vegetais verde-escuras, brócolis, couve, rúcula, espinafre, chicória. Exemplos de amarelo-laranjados, cenoura e moranga, possuem vitamina A e atuam contra infecções.

Dicas de frutas (principalmente as cítricas): laranja e bergamota, ricas em vitamina C e reforçam as defesas do organismo combatendo a gripe e o resfriado, outra vantagem da vitamina C é que ela é um potente oxidante que combate o envelhecimento precoce das células. O limão também é fonte de vitamina C, bactericida, fungicida e antibiótico é indicado o chá de limão e mel.

Outra fruta de destaque é a uva que contem alto teor de antioxidantes, vitamina A, B1, B2 e potássio, fortalecendo o sistema imunológico em baixas temperaturas.

A Banana é fonte de potássio e ajuda manter a pressão arterial durante o inverno.

O mel possui substâncias que agem como antibióticos naturais e é eficaz contra os sintomas da gripe e resfriados que podem ser adicionados no chá em pequenas quantidades.

Chá branco, pode ser consumido pois ajuda aquecer o organismo é rico em catequina, poderoso antioxidante e é uma substancia que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, esses nutrientes ajudam fortalecer a saúde imunológica e diminui o risco de gripes e infecções respiratórias.

Outra orientação importante é ingerir bastante liquido, 2l de água para não haver desidratação.