Previsão do Tempo

Hoje

Tarde de campo vai orientar agricultores sobre manejo de solos

14/06/2018

O governo de Ipiranga do Sul juntamente com a Emater/RS Ascar, vai promover a Tarde de Campo “Berço do plantio direto” com o objetivo de estimular produtores rurais a investir de forma adequada nas lavouras, permitindo maior rentabilidade. O evento será realizado no dia 04 de julho, na propriedade de Jaime Remor.

Serão 4 estações que representarão manejo de solo na Unidade Referência Técnica, sistema plantio direto com coberturas alternativas, histórico do “Berço do plantio direto” e mecanização em sistemas de plantio apresentados por pesquisadores da Embrapa e Emater.

Para o engenheiro agrônomo e chefe da Emater do município, Bruno Utermoehl, a preparação do solo é um passo importante em qualquer produção agrícola. “Escolhemos esta temática para ressaltar aos agricultores a relevância do manejo adequado e conservação do solo para obter altas produtividades nos cultivos”, destaca o agrônomo.

O secretário da Agricultura, Gilberto Toazza, afirma que é necessário investir no conhecimento dos produtores, já que o setor agrícola representa a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) do município. “As tecnologias e inovações são aliados essências no campo, estão sempre em constantes mudanças para apresentar os melhores resultados, conciliados ao manejo adequado nas lavouras”, avalia Toazza.

No local da Tarde de Campo, o manejo de preparo do solo na resteva do soja, foram implantadas duas parcelas de demonstração com plantio de plantas de cobertura alternativas, uma com milho de galpão e outra com mix de sementes (trigo murisco, milheto e nabo), buscando apresentar os resultados do aumento de produção de palhada (cobertura do solo), rotação de culturas e descompactação do solo com raízes.

 A Tarde de Campo tem o patrocínio do Banco do Brasil, Cresol, Sicredi, Agropecuária Pereti, Agropecuária Barufi, Agro Fortez, Paludo, Futura e Olfar.