Consulta popular acontece de 26 a 29 de junho

26/06/2018

Anualmente o Governo do Rio Grande do Sul destina valores que são submetidos à deliberação da população. O recurso é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

A votação será realizada entre os dias 26 à 29 de junho através de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, podendo escolher apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.

Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como votar:

– pelo site da Consulta Popular

– presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes

– via SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10)

Para os 32 municípios que abrangem o COREDE Norte (Conselho Regional de Desenvolvimento), o Estado disponibilizou R$ 2.694,891,30.

Os projetos a serem votados são:

– reaparelhamento dos órgãos de segurança;

– regionalização do turismo;

– apoio à cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte;

– ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS;

– apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar;

– manejo e conservação do solo;

– implementação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem;

– saúde da família PPC – aquisição de veículo;

– apoio à recuperação de estradas vicinais;

– água.

A destinação de recursos será feita de acordo com a votação recebida por cada projeto, ou seja, 40% para o 1º lugar; 30% para o 2º; 15% para o 3º; 10% para o 4º; e 5º para o 5º lugar.