Diversificação de pomar doméstico

04/09/2018

A Emater/RS Ascar com o apoio do governo municipal de Ipiranga do Sul, realizaram no mês de agosto encomendas de mudas frutíferas.

O objetivo da ação é estimular a produção para o autoconsumo das famílias tendo em vista a consolidação da segurança e soberania alimentar através de alimentos saudáveis cultivados na propriedade rural.

A Emater/RS Ascar realizou o pedido das mudas frutíferas de acordo com as variedades indicadas para a região, em viveiro registrado no ministério da agricultura, a preço de custo. A administração municipal realizou o transporte das mudas gratuitamente para os agricultores.

A atividade desenvolvida está dentro do planejamento de diversos programas no município entre eles o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar e o Programa Socioassistencial, que atende periodicamente famílias rurais levando orientações e planejando em conjunto ações que contribuam com a qualidade de vida e a produção para o autoconsumo.

Na ação realizada foram atendidas 26 famílias, com um total de 208 mudas de frutíferas entre as principais mudas de pêssegos, laranjas, figos, videiras, peras, entre outras, que irão ampliar, diversificar e qualificar os pomares domésticos das propriedades.