Previsão do Tempo

Hoje

Conferência se destaca pela participação expressiva de adolescentes

23/10/2018

A II Conferência Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi promovida pelos municípios de Estação, Erebango, Sertão, Ipiranga do Sul e Getúlio Vargas.

As Conferências possibilitam o desenvolvimento de estratégias, criação e ampliação de espaços de diálogo e aprendizagem com crianças e adolescentes, promovendo a articulação de ações entre os órgãos públicos na área de atendimento na infância e da juventude.

O evento aconteceu na terça-feira, 23, no Centro Esportivo Municipal de Ipiranga do Sul e teve a participação significativa de adolescentes dos municípios promotores.

Pela parte da manhã a especialista em Educação, Maria Olinda Stein Costa, abordou o tema central “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”. Para ela é importante ressaltar que crianças e adolescente não tem apenas direitos, mas também deveres com a sociedade. “É importante lembrar que eles são o futuro e é importante frisar o respeito com o as diferenças e de que forma eles devem agir mediante situações que violem a integridade dos mesmos”, destacou.

Os participantes também prestigiaram a apresentação artística do projeto “Descobrindo e valorizando talentos musicas”, integrado por crianças e adolescentes com deficiências de Getúlio Vargas.

Pela parte da tarde os participantes foram divididos em grupo para debater e apresentar propostas que posteriormente serão encaminhadas pelos delegados eleitos para a X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Dos eixos:

I - Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social;

II - Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes;

III - Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes;

IV - Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes;

V - Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de criança e adolescentes.