Previsão do Tempo

Hoje

Município recebe projeto para construção de reservatórios de água

01/11/2018

Ipiranga do Sul é o primeiro município da região de Erechim a executar a construção de açudes através do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural da Secretaria Desenvolvimento Rural.

 O governo estadual está oferecendo a prestação de serviços mecanizados para realização das obras. O programa visa apoiar a construção de estruturas de reservação de água (açudes), para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores.

No município serão construídos oito açudes novos, com média de 2.200 m³ de água cada um, totalizando mais de 17.600 m³ de água armazenada.

Os projetos técnicos para construção de estruturas de reservação de água foram elaborados pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e  Extensão  Rural  (Emater/RS -ASCAR). A  partir  do  estudo  de  viabilidade  técnica, econômica  e  ambiental  com  memorial  descritivo,  planta  baixa,  perfil  longitudinal,  perfil transversal,  perfil  vertedouro  e  croqui  da bacia,  acompanhamento  da  obra,  laudo  de conclusão em consonância com a legislação vigente.

O engenheiro agrônomo da Emater, Bruno Utermol, avalia a execução do projeto no município. “Vemos na construção dos açudes uma oportunidade para o agricultor valorizar sua propriedade, com reservação de água, tonando assim a propriedade sustentável no que se refere a recursos hídricos, sendo possível pensar na instalação projetos futuros de irrigação para as mais diversas culturas e potencialidades que as famílias rurais desejarem desenvolver”, defende.