Em Porto Alegre, Ceron propõe parceria com Estado e municípios da Amau

01/08/2019

O prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Ceron e o presidente da Amau, Juliano Zuanazzi, com demais prefeitos da Associação, participam na manhã desta quinta-feira (1/08), de audiência na Secretaria Estadual de Transporte e Logística. A intenção foi apresentar a disponibilidade da Usina Asfáltica de Ipiranga do Sul para que, por meio de parceria com o governo do Estado sejam viabilizadas obras de ligação asfáltica.

A audiência foi positiva na avaliação de Ceron e Zuanazzi. "Temos 11 municípios da Amau sem ligação. Nossa região necessita desse olhar atento do governo, e estamos nos colocando à disposição para ajudar o Estado a dar andamento a estas obras e projetos", disse Zuanazzi.

O secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella, explicou aos prefeitos o plano de governo e acenou positivamente à proposta de parceria. "Já temos um plano de financiamento via BRDE para acessos asfálticos aos municípios", adiantou ao dizer que, a proposta de Ipiranga será avaliada podendo haver parceria entre Estado, Municípios e União

Segundo o prefeito Mario Ceron, a Usina foi uma conquista de Ipiranga do Sul com recursos oriundos do Ministério da Integração no valor de R$ 1.464.028,20. O custo total da Usina foi de R$ 1.469.000,00. A contrapartida da prefeitura foi de apenas R$ 4.917,80. "A Usina tem capacidade de produção de 70 a 100 toneladas horas. O uso deste equipamento compartilhado vai baixar significativamente no custo final da obra", garante o prefeito.

De acordo com levantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente são 53 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico no Rio Grande do Sul.

A falta de acesso prejudica o desenvolvimento, a atração de investimentos e toda logística. Essa mobilizacão é, acima de tudo, das nossas comunidades e reflete em todas as áreas: na produção primária, no mercado de trabalho, na saúde na educação ou seja, na vida das pessoas", disse Ceron ao destacar que Ipiranga do Sul se alegra em dispor da Usina Asfáltica, mas que deseja ver demais municípios se fortalecendo.

Há municípios que aguardam a ligação asfáltica há décadas.

Redação: Fonte Agência de Jornallismo