Previsão do Tempo

Hoje

Ipiranga do Sul inaugura sistema de videomonitoramento

22/08/2019

A quinta-feira (22/08), marcou um novo momento para a segurança pública de Ipiranga do Sul. O município de 31 anos, pela primeira vez, tem um sistema de alta tecnologia para reprimir a criminalidade e a violência. O videomonitoramento integrado à Central da Brigada Militar de Getúlio Vargas, conta com 11 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade que geram imagens em tempo real 24 horas.

O governo municipal articulou junto à iniciativa privada, recursos para a execução do Projeto Ipiranga do Sul – Município Seguro. “Somos gratos ao Sicredi, que apoiou integralmente os custos deste projeto e tenho certeza que teremos maior sensação de segurança e bem-estar”, disse o prefeito em exercício, Erlon Baruffi.

Para o tenente coronel e comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, Carlos Augusto da Cruz Soares, o videomonitoramento é uma ferramenta que auxilia muito o trabalho de prevenção mas não exime a necessidade de um efetivo forte nas ruas.  Soares agradeceu a sociedade civil organizada, a iniciativa privada e ao poder público local que juntos viabilizaram esta conquista. Também desejou êxito ao comando da BM local, coordenados pelo soldado Pericinotto. 

O vice-presidente do Sicredi Integração Sul Minas, Ademir Simioni, destacou a satisfação de colaborar com o projeto. Conforme ele, o investimento em Ipiranga do Sul, foi de R$ 82 mil. Outros municípios da região também receberam o aporte.

Durante a solenidade, o prefeito Mario Luiz Ceron e o vice-prefeito Marco Antonio Sana, agradeceram e entregaram uma placa pelos investimentos do Sicredi no projeto videomonitoramento e em reconhecimento aos 50 anos da fundação da Creral. Ceron agradeceu a todos que se dedicaram e comemorou o anúncio do aumento do efetivo da Brigada Militar que passará a contar com mais três soldados.

O presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Dejair Pasa, destacou o trabalho atuante das lideranças políticas e da rede de integração em defesa da segurança.

Conforme o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, prefeito Juliano Zuanazzi, o protagonismo dos projetos em segurança pública da região, a exemplo do Programa de Georeferenciamento Rural - Novo Rumo e do Sistema de Videomonitoramento Integrado, são exemplos a serem seguidos por todos os municípios.  

Para o presidente do Conselho de Segurança Pública de Ipiranga do Sul, Fabiano Klein, o o sistema implementado é um serviço de inteligência prestado à comunidade.  

As imagens são transmitidas pela internet da Creral Telecom. O vice-presidente da Creral, Umberto Francisco Toazza, agradeceu as homenagens recebidas e demonstrou a satisfação da cooperativa em fazer parte desta realização dos ipiranguenses.

O evento também contou com lideranças locais e a especial participação de alunos e professores da Escola Municipal Dom João Becker e Colégio Ipiranga. Após a solenidade, as autoridades foram recepcionados para um almoço de confraternização.

Redação:  Fonte Ag. Jornalismo | Fotos: Valéria Zanini e Cleber de Oliveira.