Previsão do Tempo

Hoje

Projeto de leitura aproxima estudantes e escritor

28/08/2019

Na segunda-feira (23) a escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Becker  foi palco do encontro entre alunos e o escritor Pablo Morenno. Foi uma tarde de muita integração. Os alunos, no decorrer deste ano, participaram do projeto intitulado: “Lendo, imaginando e recriando as obras de Pablo Morenno”, que faz parte do Programa A União Faz a Vida.  

A  educadora  Juliana Miria Chechi Cecconello é a professora responsável pelo desenvolvimento do projeto, com alunos do 3º, 4º e 5º anos, totalizando 56 estudantes.

Conforme Juliana, a partir da seguinte pergunta: é possivel estimular a leitura, a imaginação e a produção textual na escola, vivenciando obras literárias e tendo o contato direto com o escritor? E, a partir da pergunta, tem-se o objetivo de propiciar um estímulo à leitura para uma melhora na habilidade escrita dos alunos, a partir de obras literárias do autor Pablo Morenno, mostrando que é possível formar cidadãos críticos, criativos, pensantes e autores de sua própria história.

Sendo a literatura a “Arte da Palavra”, comenta a educadora, é por meio dela que oferecemos aos alunos o mundo da fantasia, da imaginação, onde é possivel viajar, criar, recriar, sonhar. “Por intermédio da escrita, podemos ampliar os estudos, aprimorar as habilidades, nos apropriar da cultura de um determinado povo e possibilitar aos nossos educandos, através da leitura e da escrita, expressarem sua imaginação, opinião, seu modo de ver o mundo, tornando-se, assim, autores de sua própria história”, destaca.

Para o aluno Thiago Inocente, “a leitura é importante para o conhecimento, para o desenvolvimento da escrita e para escrever bons textos ela desenvolve a criatividade e imaginação”.

Segundo a mãe Roberta Inocente, “a leitura auxilia na aprendizagem e desenvolve a formação de ideias e opiniões, caráter, personalidade e, com isso, traz benefícios para a produção de textos. A prática da leitura é fundamental para o bom desenvolvimento na vida escolar, sendo esta uma prática essencial na vida cotidiana”.

Nas palavras da professora Juliana Miria Chechi Cecconello, “o projeto é muito significativo, pois além de estimular a leitura, imaginação, produção e crtiatividade, também aproxima alunos (leitores) e escritor através da leitura de seus livros e do contato direto com o escritor compreendendo melhor a magia da leitura e da escrita, mostrando que é possível formar alunos leitores, pensantes, atuantes e contrutores de sua própria história”.

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo