Previsão do Tempo

Hoje

Forcelini abre Fórum com novidades em tratamento antecipado com fungicidas

27/09/2019

As principais doenças avaliadas na última safra, ferrugem e as manchas folhares foram retratadas pelo professor doutor Carlos Alberto Forcelini, na palestra de abertura do Fórum Norte Gaúcho da Soja, que conta com cerca de 400 participantes.

O evento, que acontece no Ginásio de Esporte e reúne agricultores, estudantes e profissionais da área, aponta caminhos e tendência para a produtividade da soja. Para tanto, o manejo e o controle de doenças são fundamentais para o sucesso do plantio.

Conforme Forcelini, em testes recentes com aplicação de fungicidas juntamente nas aplicações iniciais de herbicidas demonstraram resultados surpreendentes. “A intenção foi avaliar a produtividade da soja com tratamento antecipado de fungicidas. Os testes foram iniciados em 2018, as análises mostraram variação de 1 até 15 sacas por hectare. Isso revelou que alguns fungicidas incrementaram muito, principalmente os produtos combinados com triazóis e estrobilurinas. São fungicidas com custo acessível. Ficamos surpresos com os resultados”, disse o doutor.

O evento segue acontecendo no Ginásio de Esportes de Ipiranga do Sul.