Previsão do Tempo

Hoje

Ipiranga do Sul cria campanhas que sensibilizam população sobre cuidados com a água

04/12/2019

Durante a semana da água do RS, o município de Ipiranga do Sul também fez sua parte. Por meio de campanhas e programas envolvendo secretarias e órgãos municipais, o projeto Água Segura, Vida Saudável. Para onde vai seu esgoto? fez parte de uma importante pesquisa que coletou informações de como os ipiranguenses estão utilizando e cuidando desta tão necessária fonte de vida e saúde.

No desenvolvimento da campanha, foram distribuídos questionários à população para que fossem respondidos e, posteriormente, pudessem ser organizados em forma de gráficos para melhor entendimento de todos: pesquisadores, órgão públicos e população.

Recente os resultados foram compilados pela Secretaria de Saúde e tiveram alguns dados apontados, como por exemplo, que o maior gasto com a água é para lavar roupas (20%); que a hepatite A é a doença mais transmitida pela água, segundo os entrevistados (26%); que a maioria das doenças são transmitidas pela água contaminada (31%); e que devido ao acúmulo de água o mosquito transmissor da dengue pode se proliferar e infectar pessoas (12%), dentre outras pontuações feitas pelos percentuais dos questionários respondidos.

O projeto contou também com palestras nas escolas, elaboração de materiais pelos alunos, realização de ações educativas envolvendo várias secretarias, bem como a comunidade escolar.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo