Previsão do Tempo

Hoje

Ipiranga sedia I Fórum de Saúde Pública

15/07/2014

Com o objetivo de promover saúde, Ipiranga do Sul sediou no dia 10 de julho, o I Fórum de Saúde Pública e apresentou o relatório epidemiológico, uma das ações do Programa de Saúde Coletiva implantado em Ipiranga, em 2013.

O evento foi coordenado pelo especialista em Saúde Coletiva, professor Roberto de Oliveira e pelo secretário da Saúde, Cleimar Araldi. Conforme Oliveira, o Fórum abriu novas portas ao analisar situações que estão ocorrendo na comunidade. “O uso expressivo de medicamentos pela população chamou nossa atenção. No relatório epidemiológico, 73% dos entrevistados afirmaram fazer uso de algum tipo de medicação. Depressão, diabetes e hipertensão também estão entre as doenças mais recorrentes”, comentou o especialista.

O secretário da Saúde, Cleimar Araldi, disse que o Fórum apontou perspectivas para que novas políticas públicas em saúde possam ser implantadas com a intenção de promover consciência e mudança nos hábitos da população.

O prefeito Mário Luiz Ceron (PTB), também prestigiou o Fórum e agradeceu a participação da comunidade, dos profissionais da saúde que levantaram os dados para o diagnóstico da saúde dos ipiranguenses apontando as prioridades. “estamos qualificando o serviço público em saúde e com isso promoveremos ações preventivas em saúde coletiva”, pontuou o líder do Executivo Ipiranguense.

A palestrante do Fórum, enfermeira que integra a Coordenadoria Regional de Saúde de Erechim, Leda Mendes, falou sobre Desafio da Atenção Básica no Âmbito da Saúde Pública Municipal. Ela considerou o Fórum um espaço aberto de participação democrática da população e parabenizou pela iniciativa.