Previsão do Tempo

Hoje

Secretaria de Saúde vacina contra Sarampo e atualiza calendário vacinal dos ipiranguenses

20/02/2020

Em Ipiranga do Sul, no último sábado (15) aconteceu, como em todo país, a campanha nacional 'Dia D' de vacinação contra o sarampo.

De acordo com a coordenadora da Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde, Luciana Folle, foi bastante expressivo o número de ipiranguenses que se dirigiram até o Posto de Saúde para fazer a vacina contra o Sarampo e também colocar as outras vacinas em dia. “Tivemos grande procura por parte da comunidade, o que demonstra que as pessoas estão se preocupando com a saúde e isso é muito bom. Além da vacina contra o Sarampo, foram vacinadas muitas pessoas que tinha o calendário vacinal em atraso”, avaliou.

A campanha é destinada para as crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos.

 

 

Sarampo

A doença é viral e altamente transmissível. Uma pessoa doente pode passar para outra por meio da tosse, fala, espirro ou respiração próximo de outras pessoas.

Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

 

 

Desde agosto de 2019, 114 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Um em cada quatro casos registrados no estado foram em pessoas nesta faixa etária.

As vacinas contra o sarampo são importantes para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

 

Calendário

O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra a doença. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a catapora.

 

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo