No dia dos 32 anos de Ipiranga do Sul é iniciada a obra do projeto técnico da BR 153

20/04/2020

Um presente de aniversário para Ipiranga do Sul e para toda região norte do Estado. No dia no aniversário de 32 anos de emancipação político-administrativa do município é iniciado o projeto técnico da BR 153 – Transbrasiliana.

A equipe da empresa Rudra Engenharia, vencedora da licitação, iniciou as obras na manhã desta segunda-feira (20) e foram recepcionados pelo prefeito Mario Ceron e a primeira-dama Nadia Sandri Centon, em frente à prefeitura municipal. Este trabalho será de quatro meses, informou o topógrafo, Alberto Luiz da Costa, que irá coordenar uma equipe de 20 pessoas para este trabalho.

O prefeito Ceron, que também integra o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153 destacou que a conquista é coletiva. “Conseguimos chegar ao ponto necessário para materializar essa tão sonhada obra que não é apenas da nossa região de Ipiranga do Sul, mas é dos gaúchos e do Brasil, porque ela está entre as maiores rodovias do país. É um momento fantástico, gerações sonharam com essa obra e não conseguiram ver, mas agora estamos na condição que as gerações futuras poderão usufruir do que é necessário para se ter uma boa condição de desenvolvimento", afirmou.

Para intensificar o trabalho de mobilização, em 2015, foi constituído, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), pelos Coredes Produção e Norte e pela URI, o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153. Desde então, foram organizadas diversas ações pautadas por essa temática visando à sensibilização das autoridades para a conclusão da pavimentação.

A reitora da UPF e presidente do Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destaca que esta é mais uma etapa vencida, acompanhada com entusiasmo por toda a comunidade. “Estamos celebrando o início deste trabalho que é fundamental para continuidade da obra. Nós sabemos que ainda temos algumas etapas pela frente, mas é um momento de agradecimento por toda essa luta histórica de 50 anos. Essa obra tão esperada abarca os anseios da população que busca há décadas concretizar projetos que, com a pavimentação desse trecho, transformarão suas realidades”, relata.

A Transbrasiliana é a quarta maior rodovia do Brasil e se estende de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, com mais de 4.200km. Os 68,4 km entre Passo Fundo e Erechim constituem o único trecho não pavimentado da via. A conclusão dessa obra é uma demanda histórica da região, considerando que há municípios sem acesso asfáltico no trajeto, além da sua importância para o escoamento da produção agrícola e para a infraestrutura logística.

Fotos: Fonte Agência de Jornalismo | Elaine Fontana