Previsão do Tempo

Hoje

Ipiranga do Sul constrói açudes para usos múltiplos da água

01/06/2020

O governo de Ipiranga do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com a Emater trabalham na execução do projeto de construção e reformas de 12 açudes que irão armazenar 9.000 m³ de água para serem utilizadas na piscicultura ou em usos múltiplos.  

O chefe do Escritório da Emater de Ipiranga do Sul, Bruno Utermoehl, destaca a importância da execução deste tipo de projeto nas comunidades do interior do município. “Acreditamos que fazer estes açudes seja uma forma de agregar valor às propriedades. A água, como mais um recurso natural, vem auxiliar o agricultor que tem interesse em ter peixes ou mesmo armazená-la para utilizar na irrigação em épocas de estiagem como a que estamos vivendo”, ressaltou Utermoehl.

O município tem atualmente dez açudes já construídas com mais de 7.500 m³ de água armazenados.

O projeto foi criado em 2019 pelo governo de Ipiranga do Sul e, hoje, o município tem 22 agricultores inscritos para construir açudes.

Também através de parceria com o governo estadual outros oito açudes já foram construídos no município.

 

Como se inscrever

Os interessados em se inscrever devem se dirigir até o escritório da Emater. Na sequência, os técnicos farão uma visita para avaliar o local e a viabilidade da construção. Após isso, será feito o projeto e a solicitado de toda documentação e legalização ambiental.

 

 

Construção de açude

Na Comunidade de Siqueira Campos, o agricultor Alcides Pietrobon comentou que a açude servirá como reservatório. “Sempre precisamos ter uma reserva de água. Em tempos de estiagem, como a que estamos vivendo, a água serve para irrigação da lavoura, além de saciar a sede dos animais”, disse.

 

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo