Previsão do Tempo

Hoje

Secretaria Municipal do Turismo Rural

Nossa História

Conhecido como Berço do Plantio Direto, o município de Ipiranga do Sul também é destaque pelo Turismo Rural com o Caminho das Flores, Cores e Sabores.

As propriedades rurais destacam-se pelos belos jardins, com plantas de diversas espécies, perenes e anuais, arbustos, lagoas, cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, hortas e pomares que fazem parte do contexto da vida das famílias.

Excelente opção para grupos, com atividade de um dia o passeio apresenta de forma criativa e organizada, a integração entre o paisagismo rural, a agropecuária e a cultura local, com ênfase na sustentabilidade da propriedade.

As pessoas interessadas em conhecer Ipiranga do Sul e seus belos jardins, podem agendar suas excursões ao Caminho das Flores, Cores e Sabores e desfrutar de visita as propriedades, ao Santuário Nossa Senhora da Salete, Gruta e Igreja Nossa Senhora das Dores, gastronomia com café, almoço e lanche com produtos coloniais, além de adquirir mudas de plantas e peças de artesanato.

Venham conhecer...

Nosso turismo rural,  cultura, hospitalidade, artesanato, gastronomia e as exuberantes paisagens.

Contatos

Apoiadores:
EMATER/RS ASCAR escritório municipal 54-3336-1124
Prefeitura de Ipiranga do Sul 54-3336-1001

Idealizadores
Gessy Sbeghen (54)3504-3854 / (54)99669-7341
Maricler Ugolini  (54) 98436-4347

Site:
Funcionamento:
Mediante agendamento prévio, grupo com no mínimo de 25 pessoas.
Importante: Roupas e calçados confortáveis, chapéu e protetor solar.
Prefeitura de Ipiranga do Sul 54-3336-1001

 

Nelice e Dirceu Comin
Paisagismo rural e o cultivo comercial de hortifrutigranjeiros se complementam, instiga os sabores e emoções. A propriedade que se dedica ao cultivo de alimentos, também recebe de braços abertos os visitantes para contar sua história.



 

Oneide Ivete e Valdir Zorzi
Beleza, simplicidade e harmonia se integralizam em meio as plantas ornamentais, as flores diversas e em especial  as orquídeas, cultivadas com muito amor pela família fazem florescer a alegria e o bem viver na propriedade.

 

Sizelda Beledelli
Tranquilidade e acolhimento fazem parte da vivência oferecida na propriedade, onde o paisagismo pode ser observado e os sentidos são instigados através do caminho sensorial, onde não se pode ver, mas sentir o que a natureza oferece.

 

Gessy e Ivo Sbeghen
Lugar aconchegante e de exuberância particular, com lagoa e plantas que compartilham de belezas singulares em cada época do ano. Ideal para fotografar momentos especiais. A gastronomia também tem destaque, através de agendamento serve almoço com produtos coloniais.

 

Tecla Salapata Pinheiro
A experiência de vida da anfitriã, com mais de 80 anos de idade, faz transbordar os ensinamentos e a sabedoria, através do jardim da nona com espécies diversas de flores, plantas medicinais e aromáticas, a Ora-pro-nóbis é destaque no jardim.

 

Maricler e Gerso Ugolini
Contemplar as plantas que desabrocham, apreciar o aconchego, o barulho da água na fonte,  a  sombra do pergolado, revelam momentos de lazer e descontração. Sabores também fazem parte da acolhida com águas aromáticas refrescantes assim como o tradicional chimarrão.

 

Marinês e Enio Baruffi
O espaço oportuniza momentos de lazer e serenidade, as azaléias com suas cores vibrantes na primavera, simbolizam a cultura e o cuidado com os espaços. Água direto da nascente circula sem parar na fonte e no tanque que se mantem, preservando as origens e vencendo o tempo e a modernidade.

 

Rita e Edgar Dall Acqua
O paisagismo rural se mistura as atividades cotidianas da família, que cultiva plantas ornamentais de espécies diversas, horta e pomar. Os encantadores arbustos de Três Marias enchem de vida dividindo espaço com jasmins cheirosos e orquídeas exuberantes.

 

 

Dionice e Zelirio Beledelli 
Sitio três nascentes, apresenta uam forma hamônica uma diversidade de plantas nativas, medicinais e ornamentais. As nascentes de água preservadas enchem de vida o espaço da propriedade. A cultura e as tradições estão presentes despertando memórias.

 

Santuário Nossa Senhora da Salete
Religiosidade e história de uma comunidade que preserva romarias anuais a mais de 70 anos, acolhendo fiéis para rezar e homenagear Nossa Senhora da Salete.

 

Igreja e Gruta Nossa Senhora das Dores
A fé da comunidade está representada na igreja e na construção da Gruta, espaços de oração e devoção a Nossa Senhora das Dores.

 

Artesanato
A habilidade das mãos criam peças de artesanato nas mais diversas técnicas, e quem visita O Caminho das Flores Cores e Sabores é convidado a se encantar com os artesanatos que são comercializados.


Gastronomia
Café com produtos coloniais:

Almoço:

Sobremesas:

Lanches da tarde: