Acessibilidade:

Ações do Novembro Azul aconteceram em frente a UBS

O evento para marcar o Novembro Azul, em Ipiranga do Sul, aconteceu na quinta-feira, 17, com ações de prevenção à saúde do homem desenvolvidas pela secretaria de Saúde no pronto atendimento instalado em frente a Unidade Básica de Saúde.
 
Na oportunidade os homens puderam verificar a pressão arterial e agendar consultas médicas com Urologista, a fim de prevenir o câncer de próstata. O prefeito em exercício Fabiano Luiz Klein esteve presente apoiando a iniciativa e destacou que a prevenção é o melhor caminho.
 
De acordo com a enfermeira chefe da UBS, Fabrine Ceron, o momento foi importante para chamar a atenção dos homens quanto aos cuidados com a saúde, embora as consultas com especialistas são agendadas durante o ano todo para os interessados.
 
O câncer de próstata
É uma doença, na qual as células prostáticas podem sofrer modificações moleculares e se multiplicarem de forma descontrolada, podendo avançar e atingir outros órgãos, localmente ou à distância.
 
Sintomas do Câncer de Próstata
Em geral, apresenta crescimento muito lento, podendo levar anos para causar algum problema mais sério. Nas fases iniciais, se apresenta silencioso, não causando nenhum sintoma específico.
Com seu crescimento, pode causar sintomas urinários obstrutivos (diminuição do jato urinário, gotejamento após a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, micção em dois tempos, retenção urinária) e/ou irritativos (aumento da frequência urinária, urgência, incontinência, aumento da frequência urinária noturna).
Ao crescer, o câncer de próstata pode acometer órgãos vizinhos, como a bexiga, ureteres ou reto, o que pode causar sintomas inespecíficos como dor pélvica, sangue na urina, inchaço escrotal, dor lombar e inchaço das pernas, quando os linfonodos da pelve e abdômen estão bastante comprometidos.
A maioria das metástases ocorre nos ossos, principalmente na coluna, quadril e costelas, o que pode ocasionar dor localizada nestas áreas. Nos casos mais avançados, pode haver presença de fraqueza, falta de energia e de apetite, e mesmo anemia. Entretanto, esses sintomas são inespecíficos, podendo em muitas vezes estar relacionados a outras causas.
 
Diagnóstico do Câncer de Próstata
Como inicialmente não há sintomas, é sugerido que todos os homens a partir dos 50 anos sejam avaliados anualmente através do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA, para o diagnóstico da doença. Aqueles com história de câncer de próstata na família (pai, irmãos, tios) e da raça negra devem iniciar essa avaliação aos 45 anos, devido ao maior risco associado.
Nas fases mais avançadas da doença, o diagnóstico pode ser suspeitado pela presença dos sintomas já descritos.
 
Prevenção do Câncer de Próstata
O termo “prevenir a doença”, quando utilizado, refere-se a uma série de medidas que visam na verdade a fazer um diagnóstico precoce da doença, detectá-la em estágios iniciais, o que aumenta muito as chances de cura – já que não há prevenção propriamente dita.
 
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia
 
Redação e fotos: Fonte Agência de Jornalismo
 
 
 
 

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: