Acessibilidade:

Agricultura: a força econômica de Ipiranga do Sul

Em entrevista secretário Baruffi destaca as potencialidades e incentivos do município.

 

A agricultura é um dos principais pilares que sustenta o desenvolvimento de Ipiranga do Sul. Com terras férteis que favorecem o plantio e a diversidade das culturas o município é reconhecido como “O Berço do Plantio Direto”.

A prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura auxilia e incentiva os produtores na produção.  Em 2022, muitas ações e programas foram realizados beneficiando a produção rural. Em entrevista para o Programa Institucional de Rádio o secretário de Agricultura Erlon Amauri Baruffi apresentou os trabalhos feitos.

Para o secretário o ano foi bastante proveitoso possibilitando atender uma demanda muito grande de produtores, principalmente na entressafra de trigo, período em que teve bastante chuva. Depois vieram também as dificuldades e os desafios enfrentados com a estiagem.


Preparação para o plantio

Na preparação do solo para o plantio do trigo a Secretaria de Agricultura, através de seus programas de ação, realizou espalhamento de calcário, gesso e cama de aviário. “Teve um período bem curto, mas a gente conseguiu atender essa demanda atingindo em torno de 800 hectares com o Hércules da prefeitura, que é uma ferramenta muito boa para o espalhamento. No cultivo do milho foram preparados cerca de 72 hectares, sendo 60 hectares para fazer silagem, que faz parte do programa de incentivo da prefeitura. Na parte de soja, auxiliamos no plantio de 106 hectares, além dos demais serviços de roçada, e a preparação dos terrenos das pequenas propriedades para o plantio de hortaliças”, disse Baruffi ao ressaltar a importância dos programas com subsídios para os produtores.


Estiagem

Em função da estiagem que afetou a região durante a produção das culturas de verão, período que foi do final de 2022 e se estendeu no início de 2023, o secretário Baruffi comentou que o município teve muitas perdas nas áreas de produção de milho e na produção de leite. Indiretamente ainda, a seca afetou outros setores como a avicultura e a suinocultura. Também, situação crítica na produção da soja que vai contabilizar muitas perdas. Com isso, neste ano, a partir do levantamento da Emater/RS-Ascar, o município decretou Situação de Emergência e aguarda a liberação do Estado.


Fórum da Soja

Em 2023 Ipiranga do Sul sediará a 10ª edição do Fórum Norte Gaúcho da Soja, uma realização do município em parceria com o Sindicato Rural de Getúlio Vargas e Senar-RS. Um grande evento que vai comemorar os dez anos de caminhada de formação e conhecimento para o homem do campo. “Já estamos trabalhando desde o ano passado, com toda a comissão envolvida na preparação, juntamente com o Sindicato Rural, na pessoa do presidente Luiz Carlos Silva. Estamos planejando esse fórum da soja que vai trazer muita riqueza de conhecimento para o agronegócio”, enfatizou o secretário.


Desafios para 2023

Sobre os desafios para este ano, Baruffi destacou: “Além das dificuldades que estaremos enfrentando, em função da estiagem, com redução significativa da produção, nos preocupa a manutenção dos programas que vem sendo desenvolvidos no município como o Máquina Certa, Plantar e Colher, em função dos entraves impostos pela Câmara de Vereadores. De acordo com os legisladores, agora, para cada ação a ser desenvolvida e que necessitar de orçamento precisaremos antes da aprovação do Legislativo. Isso preocupa pois os serviços poderão atrasar e não serem oferecidos em tempo hábil, conforme as necessidades dos produtores, principalmente os pequenos que são beneficiados com os programas”.


Ao finalizar o secretário agradeceu toda equipe da Secretaria de Agricultura pelo empenho na condução dos trabalhos e colocou a secretaria à disposição dos munícipes e disse que é preciso unir esforços em defesa dos programas e projetos já conquistados.


Redação: Fonte Agência de Jornalismo

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: