Além do setor da produção de grãos, Ipiranga do Sul também se destaca na avicultura. São 51 aviários ativos no município, sendo 44 destinados para a criação de aves de corte e sete para postura.
O substrato retirado dos aviários é utilizado como adubo orgânico em pastagens e lavouras, pois muitas estão em pousio sendo preparadas para o plantio das culturas de verão.
A administração municipal auxilia de forma subsidiada os avicultores na retirada e no espalhamento da cama de aviário, como explica o prefeito Mário Luiz Ceron. “Este serviço é realizado através da Secretaria de Agricultura e tem como objetivo diminui os custos na produção e aumentar a produtividade nas pastagens e lavouras onde é aplicado o adubo”, explica.
O secretário da Agricultura Gilberto Toazza, relata que anualmente são retiradas aproximadamente 130 toneladas do adubo por aviário.
O substrato orgânico é rico em nutrientes, como nitrogênio, cálcio, fósforo e magnésio, entre outros elementos fundamentais para o desenvolvimento das plantas. Ele possibilita a reestruturação do solo, aumentando a capacidade de retenção de água e nutrientes e a proliferação de micro-organismos e minhocas.
Redação: Fonte Agência de Jornalismo