Acessibilidade:

Assistência Social de Ipiranga do Sul apresenta principais ações de 2023

Dentro das retrospectivas sobre as principais atividades desenvolvidas pelo governo de Ipiranga do Sul, em 2023, a secretária de Assistência Social Daniela Ceron apresenta os principais avanços que aconteceram destacando o compromisso contínuo da gestão com o desenvolvimento e cuidado da população.

De acordo com Daniela o Cras possui uma equipe técnica qualificada incluindo a assistente social Cristiane Dalla Rosa e a psicóloga Daiane Chechi, que realizam acompanhamentos nos grupos. “As atividades desenvolvidas nos grupos, como o “Mãos Amigas”, e “Expectativa do Aprender” proporcionaram diversas oportunidades de aprendizado e fortalecimento dos vínculos familiares”, pontuou.

No decorrer de 2023, os participantes tiveram encontros semanais, orientações, palestras e diversas atividades culturais. O acompanhamento incluiu também visitas domiciliares e atendimento via WhatsApp que garantem um suporte eficaz às famílias. Os recursos utilizados nas oficinas são subsidiados pelos governos estadual e federal, sempre com o apoio da administração municipal.

Os cursos oferecidos pelo Cras visam atender as demandas da comunidade e são realizados com o apoio do Sindicato Rural de Getúlio Vargas e do Senar, em parceria com a Prefeitura Municipal. “Tivemos cursos de turismo e trilhas, patchwork, nota fiscal, bolachas e salgados, material reciclável, panificação caseira, tortas, docinhos e macramê. A diversidade de opções permitiu que cada pessoa se identificasse com um curso que melhor atendesse suas preferências”, destacou Daniela.

Em relação ao trabalho desenvolvido com a terceira idade, que conta com a parceria do gabinete da primeira-dama, foram realizadas atividades físicas, jogos de bingo, jogos de memória, contos de histórias e piadas com o intuito de proporcionar o bem-estar de cada idoso. Também, foi disponibilizado uma técnica de enfermagem para atendimento semanal dos idosos. As atividades relacionadas ao Outubro Rosa e Novembro Azul também foram estendidas à terceira idade, promovendo a conscientização sobre a saúde.

Integram também as ações desenvolvidas com os idosos o professor Cerineu Araldi, responsável pela academia de ginástica que oferece atendimento semanal. Ainda, a professora Débora Müller, que desenvolve atividades físicas e de recreação.

Entre os principais eventos realizados junto às comemorações dos 35 anos de emancipação do município, a Secretaria de Assistência Social organizou a escolha das novas soberanas do município e o Baile de coroação realizado no Centro Esportivo Municipal. As novas soberanas são: Rainha Bianca Tonello e as Princesas Tailainy dos Santos Lemos e Isadora Carbonera Negri. Também, foi realizada a coroação da rainha e princesas da terceira idade, sendo a Rainha Nair Comin Ceron e as Princesas Angela Barbiero e Lorena Ceron.

Ipiranga do Sul esteve representada no 32° Baile Regional da Terceira Idade que aconteceu no município de Jacutinga acolhendo os municípios da região da AMAU, promovendo a integração dos idosos. A nova corte eleita: Rainha Diva Botini, município de São Valentim e as Princesas Nair Comin Ceron, município de Ipiranga do Sul e Lúcia Teresinha Vizinheski, do município de Erval Grande.

De acordo com a secretária Daniela, novos desafios e surpresas estão previstas para 2024. “Quero agradecer de coração a todos que contribuíram para o sucesso de nossas ações em 2023. O envolvimento da comunidade é fundamental, e estamos sempre de portas abertas para receber novas pessoas. Nosso compromisso é continuar trabalhando para o bem-estar e desenvolvimento de Ipiranga do Sul”, afirmou.