Acessibilidade:

Atuações do Meio Ambiente na retrospectiva de Ipiranga do Sul 2023

A prefeitura de Ipiranga do Sul realizou uma série de ações em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental, organizadas pela Secretaria do Meio Ambiente. O secretário da pasta, Gilberto Toazza, destaca as principais atividades realizadas em 2023 visando beneficiar os produtores locais e a comunidade em geral.

Entre os trabalhos desenvolvidos está o programa de repovoamento de rios, com a distribuição de alevinos. Cerca de 16 mil unidades foram lançadas nos rios do município, além de uma quantidade considerável destinada aos proprietários de açudes particulares. Essa iniciativa visa fortalecer a biodiversidade e apoiar a atividade pesqueira.

Outro marco importante foi a distribuição de placas de monitoramento, realizada em parceria com o Sindicato Rural de Getúlio Vargas e a Brigada Militar. “Essas placas servem como referência para cada propriedade, contribuindo para a segurança e identificação territorial, além de facilitar a prestação de serviços públicos e de emergência”, afirma Toazza.

O secretário também abordou os desafios enfrentados, como as dificuldades causadas pelas condições climáticas adversas que prejudicaram a aplicação de BTI, agente biológico utilizado no controle de mosquito borrachudo, devido às fortes chuvas que ocasionam a dispersão do produto.

A Secretaria de Meio Ambiente realizou reservas de mudas frutíferas e fez a distribuição para os moradores do interior, promovendo a arborização e incentivando a produção de frutas.

Além das ações práticas, Gilberto Toazza ressaltou a importância das campanhas de conscientização ambiental, destacando a iniciativa de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. Mais de 16 mil embalagens foram coletadas e destinadas corretamente em 2023, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e a saúde da comunidade.

Outra ação importante realizada foi a regularização ambiental que inclui licenças para atividades, como cascalheiras e britadores, garantindo o cumprimento das normas e a sustentabilidade das operações locais, como na recuperação de estradas.

De acordo com o secretário Toazza o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente reflete o compromisso contínuo de Ipiranga do Sul com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.