Acessibilidade:

Com contas de 2021 em dia Ipiranga do Sul suporta novos investimentos

Secretaria de Finanças prevê significativo incremento nas receitas deste ano.

Como forma de avaliar o resultado das ações e investimento realizados pelo município de Ipiranga do Sul em 2021, o secretário de Finanças Dinamar Rogério Folle concedeu entrevista para apresentação dos resultados manifestando que estes foram favoráveis, apesar dos desafios do enfrentamento à pandemia.

De acordo com Folle, numa análise dos gastos e investimentos, os recursos foram bem aplicados tendo um fechamento positivo diante das estratégias de gestão realizadas em conjunto com toda a equipe de governo. “Tivemos várias ações de captação de recursos extra, em nível federal e estadual, para aplicar no município. Isso foi um incremento que se somou às receitas fixas do município”, disse.

No ano passado o governo municipal solicitou e recebeu verbas relacionadas à Covid-19, às quais foram destinadas de forma coerente e correta na Saúde. Isso proporcionou que outros recursos pudessem ser investidos nos demais setores, proporcionando ao município estar com uma vida financeira saudável entrando em 2022 com orçamento flexível. “Estamos em condições financeiras favorável e organizando estratégias para o atendimento das necessidades da população. A folha está em dia e tivemos no ano passado o pagamento adiantado do décimo terceiro salário dos funcionários, o que injetou mais dinheiro na economia”, afirma.

Para 2022, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) está sendo estimado um significativo incremento na receita anual, a partir de recursos próprios, de repasses por meio do ICMS do governo Estadual, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do governo Federal e receitas extras. No entanto, argumenta o secretário que em função da estiagem há a necessidade de realizar um trabalho com cautela, com aplicação adequada dos recursos, pois seus efeitos impactarão no orçamento do próximo ano.

Programas desenvolvidos

Durante o ano a Secretaria de Finanças desenvolveu os programas de Educação Tributária e de Educação Fiscal, em parceria com a Secretaria de Educação, com ações e palestras realizadas com estudantes e professores. O secretário comenta que isso pontua significativamente o município junto ao Estado revertendo em recursos. Os valores são aplicados na Educação e em demais serviços prestados pela prefeitura.

Nota Fiscal Gaúcha

“O município possui adesão à plataforma Nota Fiscal Gaúcha que distribui mais de R$7 mil em prêmios durante o ano divididos em R$600,00 mensais aos contribuintes que estão cadastrados no programa e solicitam as notas fiscais no comércio incluindo nelas o seu CPF”, destaca Folle.

Incentivo às empresas

Em parceria realizada com o Núcleo do Comércio de Ipiranga do Sul e Accias, o governo municipal desenvolve várias ações. “Em conjunto promovemos estratégias para o fortalecimento das empresas do município, com orientações e auxílios para quem quer abrir seu próprio negócio, o que proporciona o desenvolvimento do município”, afirma o secretário. Além disso, são realizadas campanhas de incentivo ao comércio local como a do Natal que distribuiu mais de R$19 mil em prêmios. “Pretendemos continuar com esta campanha neste ano e com ações em conjunto com o núcleo”, complementa.

Novos projetos e metas para 2022

A Secretaria de Finanças analisa financeiramente as ações previstas para acontecer durante o ano. “Estamos com uma equipe que faz um trabalho em conjunto muito forte na busca de recursos com encaminhamentos de novos projetos. Serão várias ações que vão acontecer neste ano melhorando os espaços públicos, com aquisições de novos equipamentos, fortalecendo as obras, o lazer, o turismo e os esportes em benefício dos cidadãos”, ressalta Folle.

Redação e foto: Fonte Agência de Jornalismo