Acessibilidade:

Cresce sistemas de armazenagem de grãos em Ipiranga do Sul

O município de Ipiranga do Sul, reconhecido como o Berço do Plantio Direto, está ampliando os sistemas de armazenagens de grãos. A informação é Emater-RS/Ascar que auxilia os produtores.


Atualmente a prática está presente em seis propriedades rurais. Conforme o chefe da Emater de Ipiranga do Sul, Bruno Utermoehl, o sistema se bem implantado garante mais qualidade ao grão e valorização, aumentando em R$10,00 por saca armazenada.


Nesta semana o técnico regional da Emater, Carlos Alberto Angonzes, esteve visitando uma nova propriedade que também vai construir um silo com capacidade para estocar 2 mil sacas. “Somando o que estas famílias podem armazenar chegaremos a 20 mil sacas somente em Ipiranga do Sul”, disse. 


Para Angoneze, especialista na área, a atividade reduz custo de frente, de armazenagem, despesas qualitativa e quantitativa. Um silo pequeno tem pelo menos 30 anos de vida útil e agrega valor ao grão. “É um trabalho que estrutura a propriedade e que o Brasil precisa. O país não consegue armazenar uma safra, pois acaba vendendo o que produz e não faz estoque reguladores. Acredito que esta é uma atividade prioritária para a segurança alimentar”, disse Angonese.


A Emater realiza toda a execução do projeto e acompanhamento desde o processo de armazenagem oferecendo ao produtor cursos e treinamentos. A Prefeitura de Ipiranga do Sul auxilia com a terraplanagem por meio do Programa AgroInfra por meio da Secretaria da Agricultura.


Redação e fotos: Fonte Agência de Jornalismo

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: