INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENOVLIMENTO HUMANO – IBRADH
Curso Livre de Formação em Bioenergética
ORIENTADOR: PROF. ROBERTO DE OLIVEIRA
Local: Secretaria de Bem Estar Social – Centro de Multiconvivência.
O Curso de Formação em Bioenergética destina-se as pessoas interessadas em uma profissão terapêutica, com metodologia mais acessível, rápida e eficiente na recuperação de transtornos psíquicas e fisiológicas que afligem e limitam pessoas.
O profissional habilitado em bioenergética poderá desenvolver o tratamento das alterações no corpo provocadas pela mente ou por problemas emocionais como depressão, fobias, angústia, ansiedade, estresse, distúrbios do sono, alterações do comportamento sexual, dificuldades nos relacionamentos afetivos, etc.
A Bioenergética é desenvolvida através de relaxamento e utilização de técnicas específicas profundas, tendo como objetivo facilitar a abordagem direta dos estados internos para a liberação de emoções e retraimentos, facilitando a terapia de recuperação.
Pela sua formação o profissional em Bioenergética terá condições de oferecer as pessoas uma recuperação mais profunda e rápida, auxiliando no desenvolvimento da saúde integral e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas de forma terapêutica. As suas atividades podem ser realizadas em salas particulares ou instituições, inclusive em domicílio.
O curso será realizado em 5 seminários de forma intensiva, em um dia por mês, com a duração total de 40 horas. Os mesmos serão divididos em aulas teóricas e práticas.
Com a conclusão do Curso, o aluno recebe o certificado de formação e, com o mesmo, poderá solicitar o seu registro profissional no Conselho Federal dos Terapeutas, e receber a Carteira de Terapeuta – CRT, credenciado-se legalmente para o exercício da profissão.
Os seminários terão a seguinte sequência e conteúdo:
1º SEMINÁRIO: A TERAPIA BIOENERGÉTICA
Os Fundamentos da Bioenergética – A Relação Mente e Corpo – A Sintomatologia do Corpo – Aspectos Técnicos Psicossomáticos – A Natureza tem como Princípio o Equilíbrio – A Leitura Cinestésica das Expressões fisiológicas.
2º SEMINÁRIO: Fundamentos da Psicologia Comportamental
O Princípio da Identidade – Estruturas da Personalidade – Tipos de Estruturas da Personalidade – A Personalidade Oral, Psicopata, Masoquista, Rígida e Esquizóide – A Expressão da Personalidade Através do Corpo – Mapeamento das Expressões do Corpo.
3º SEMINÁRIO: A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA BIOENERGÉTICA
Aspectos Técnicos da Bioenergética – Respiração, A Essência da Vida – O Corpo Saudável – Exercícios de Liberação Respiratória – Harmonia Através de Exercícios Fisiológicos – Exercícios Complementares – A Sensação de Segurança – Exercício de Recuperação Cardíaca.
4º SEMINÁRIO: A CURA PELA BIOENERGÉTICA
A Condição da Energia de Cura – Sentindo a Presença da Energia – Posições Energéticas no Corpo – Como Trabalhar com os Centros Energéticos – O Toque Terapêutico – Como Identificar as Energias.
5º SEMINÁRIO: A TERAPIA CORPORAL
As Etapas e a Prática da Terapia Corporal – Exercícios Terapêuticos e Integração de Grupos – A Terapia Corporal Aplicada em cada Caso – A Cura pela Musicoterapia – Como Aplicar a Musicoterapia- A Cura pela Biodança – Como Aplicar a Biodança Terapêutica – Exercícios Complementares de Terapia Corporal – Como Aplicar a Terapia Corporal em Grupo.