Reuniões são semanais e ajudam nas decisões e combinados da vida escolar.
Acordos, combinados e muita interação entre alunos e professores. Há dois meses a direção da Escola Municipal Dom João Becker implantou um novo jeito de resolver algumas situações do dia-dia da escola de forma conjunta com os alunos.
Quando necessário, os representantes das turmas participam de reuniões com a direção e coordenação pedagógica para as deliberações. Depois compartilham as decisões com os colegas em sala de aula. A diretora da escola, Luciane Ambrozini, explica que a ideia dessa partilha é tornar o aluno protagonista no processo educativo em que ele está inserido. “É uma escuta ativa daquilo que nos trazem como demanda, fazemos combinados com eles. Valorizamos a opinião ensinando-os a conviver e decidir de maneira coletiva”, diz a diretora.
O presidente da turma do 6º ano, Ramiro Baruffi, comemora os cinco minutos de tempo a mais conquistados no intervalo do lanche. “Também gostamos de interagir com os colegas e trocar ideias. Nosso tempo era muito curto, mas agora melhorou”, conta entusiasmado.
Para a aluna Isabella Caroline Lopes, a timidez por vezes impedia os alunos de se comunicarem com a direção. Ela conta que recentemente foi alterada a forma de servir o lanche no refeitório. “Antes a merendeira colocava comida no nosso prato, agora temos um buffet e nós podemos nos servir, de acordo com os combinados. Evitamos muito o desperdício de comida”, observa.
Tanto a direção, coordenação quanto a equipe em geral da escola percebeu que a iniciativa deixou os alunos contentes o que também contribui para melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem. “Foi pensando em melhorar algumas situações diárias que decidimos fazer os encontros com os representantes das turmas. Com isso os alunos se tornam mais comprometidos com os acordos e combinados feitos, outro aspecto importante é ir formando líderes atuantes, comprometidos e responsáveis”, afirma a coordenadora pedagógica, professora Dinéia Casanova.
Da redação: @fonteagênciadejornalismo
