Acessibilidade:

Em 2023 vários desafios superados na Agricultura de Ipiranga do Sul

Para prestar contas das principais ações realizadas pelo governo municipal de Ipiranga do Sul no setor da agricultura, em 2023, o secretário da pasta Erlon Amauri Baruffi concedeu entrevista destacando os principais desafios enfrentados e superados. Em um ano marcado por diversidades climáticas vários esforços foram feitos para garantir o suporte necessário aos produtores rurais.

De acordo com o secretário Baruffi a agricultura desempenha um papel vital no município, sendo uma indústria sujeita às intempéries da natureza, com períodos de excesso de chuva até momentos de escassez. Ele destacou os desafios enfrentados pelos produtores e a necessidade de incentivá-los a permanecer no campo, exercendo suas funções essenciais na produção de alimentos.

Durante o ano de 2023, a Secretaria de Agricultura concentrou seus esforços em diversas frentes. Inicialmente, focou na produção de silagem, visando apoiar os produtores diante dos crescentes custos de produção. As condições climáticas adversas, especialmente durante o inverno, foram um desafio significativo em função da perda de grande parte das safras de trigo, cevada e outras culturas de inverno.

Em contrapartida, a secretaria continuou a oferecer apoio aos agricultores, com iniciativas como a aplicação de adubação orgânica e calagem do solo, além de programas de auxílio emergencial para produtores de leite e subsídios para análises de solo e produção de silagem.

O secretário destacou ainda a importância da cooperação entre a administração municipal e os produtores, enfatizando o compromisso em ouvir suas necessidades e sugestões para melhorar continuamente o suporte oferecido.

Em um ano desafiador, a Secretaria de Agricultura deu demonstrações de resiliência e comprometimento com o setor, buscando sempre encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos produtores. Com um olhar voltado ao futuro, a administração reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável da agricultura local e do bem-estar dos agricultores.