Acessibilidade:

Ipiranga do Sul apresenta resultados positivos nas finanças em 2023

O governo municipal de Ipiranga do Sul, por meio da Secretaria de Finanças, apresentou uma avaliação da situação financeira do município. Um balanço do ano de 2023, destacando as principais conquistas, os desafios enfrentados e as projeções para 2024.

Ao fazer uma análise sobre o 2023, o secretário de Finanças, Dinamar Rogério Folle, ressaltou que, apesar das dificuldades, a secretaria encerrou o ano com um superávit significativo, permitindo um bom início para 2024. Ele destacou que os resultados obtidos estão refletidos na prática, graças ao compromisso com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos.

O secretário enfatizou os investimentos expressivos em áreas prioritárias, como na Educação e Saúde. Enquanto o limite estipulado para investimento em Educação é de 25% das receitas do orçamento, Ipiranga do Sul aplicou 30,27%, demonstrando um compromisso com a qualidade do ensino no município. Na saúde, o investimento foi de 24,18%, ultrapassando o mínimo exigido de 15%.

Folle também abordou a gestão de pessoal, destacando que o percentual de despesas com pessoal está abaixo dos limites impostos pelo Estado e União, proporcionando maior flexibilidade para aplicação de recursos em outras áreas prioritárias.

Para o ano de 2024, o secretário ressaltou os desafios a serem enfrentados, principalmente devido à redução no orçamento causada pela falta de suplementação pelo Legislativo. Ele destacou a importância de ajustes rápidos e eficientes para atender às demandas da população, mesmo diante de contratempos.

Além disso, o secretário reafirma os esforços da Secretaria de Finanças na busca por recursos externos, como projetos estaduais e federais, para aliviar as despesas do município. Ressalta o foco na Educação Fiscal, buscando aumentar a execução de projetos nessa área em parceria com a Secretaria de Educação.

Folle concluiu destacando o compromisso da Secretaria de Finanças com a transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, visando sempre o melhor para a população de Ipiranga do Sul.