Acessibilidade:

Ipiranga do Sul entrega premiação para agentes culturais pela Lei Paulo Gustavo

A entrega da premiação para agentes culturais com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), foi realizada pelo governo de Ipiranga do Sul na tarde de sexta-feira (24). O evento aconteceu na prefeitura municipal e contou com a presença do prefeito Marco Antonio Sana, vice-prefeito Fabiano Luiz Klein, secretário de Educação Dejair Pasa e os representantes das entidades culturais que participaram do projeto.

Em nome da municipalidade o prefeito Marco Antonio Sana cumprimentou os participantes que se inscreveram no projeto e ressaltou a importância do reconhecimento aos promotores da cultura no município.

Conforme o secretário de Educação, Dejair Pasa, a premiação destina-se aos agentes culturais de Ipiranga do Sul, que receberam a aplicação dos recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, de acordo com as regras estabelecidas no edital Nº 002/2023. “Esse projeto oportunizou evidenciar e premiar àqueles que tanto fazem pela cultura de nosso município”, lembrou Pasa.

Participaram do edital pessoas físicas, pessoas jurídicas ou coletivos sem CNPJ atuantes na área de arte e cultura. O valor total disponibilizado foi de R$ 12.082,20 para ser dividido entre as categorias inscritas. Cada participante recebeu R$ 2.416,44.

Para julgamento dos projetos foi constituída uma comissão avaliadora formada por representante da Secretaria de Educação e Cultura, membros da comunidade e representantes da área técnica.

Premiados
Na categoria músicos, Alírio Menentrier e Glademir Pedro Pegoraro, como forma de valorização do músico e sua arte difundida ao longo de anos no município.
Na categoria escritor e palestrante, Jandir Sartori, pela contribuição na comunidade, como membro nato exercendo diversas funções em instituições, sempre atuando incentivando, escrevendo e palestrando sobre temas no que tange ao aspecto cultural.
Pela autoria de hinos do município, Zulmira Magni, obras de grande relevância que registram a marca histórica de Ipiranga do Sul.
Na modalidade teatro, Luciane Ambrozini, representando o teatro da Escola Municipal Dom João Becker que produziu e apresentou a peça teatral Eros e Psique, considerando o teatro como uma metáfora da vida e oportunizando à comunidade apreciar um espetáculo teatral e poder experienciar essa vivência.

Sobre a Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo viabiliza investimentos diretos no setor cultural do país e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.

Redação e fotos: Fonte Agência de Jornalismo