A Câmara de Vereadores de Candelária, RS, recebeu na quarta-feira, 03, o Seminário “Rotas Gaúchas, conversação sobre Turismo e Gastronomia Rural” promovido pela Viva Turismo Tchê, com o objetivo de criar roteiros de viagens pelo interior do Rio Grande do Sul.
O evento teve a participação de roteiros turísticos de várias regiões do Estado que apresentaram seus trabalhos e também falaram sobre como surgiu a ideia, como se organizaram para empreender e qual a importância das etnias (raízes) nos seus roteiros.
Ipiranga do Sul demonstrou sua experiência no turismo rural, apresentando o município e o roteiro. Estiveram representando o roteiro e o município a primeira dama e secretária da Assistência Social Nadia Sandri Ceron, a extensionista Rural Social da Emater/RS Ascar, Renata Delanora Bombana e as agricultoras e integrantes do roteiro Caminho das Flores, Cores e Sabores, Nelice Comin e Marinês Baruffi.
O encontro foi uma oportunidade ímpar para o Caminho das Flores, Cores e Sabores, assim como para os demais roteiros que apresentaram sua experiência no evento conforme explica a Renata Bombana “Com certeza espaços para trocar conhecimentos, relatar pontos fortes e fracos na trajetória do turismo rural, vem contribuir para o crescimento de todos numa área que vem crescendo a cada dia no turismo”, defendeu.
A valorização da cultura, do meio ambiente e das atividades desenvolvidas no campo, fazem do turismo rural um meio de geração de renda, sustentabilidade, permanência do homem no campo, aumento da autoestima e valorização do local.