Ipiranga do Sul é o primeiro município da região de Erechim a executar a construção de açudes através do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural da Secretaria Desenvolvimento Rural.
O governo estadual está oferecendo a prestação de serviços mecanizados para realização das obras. O programa visa apoiar a construção de estruturas de reservação de água (açudes), para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores.
No município serão construídos oito açudes novos, com média de 2.200 m³ de água cada um, totalizando mais de 17.600 m³ de água armazenada.
Os projetos técnicos para construção de estruturas de reservação de água foram elaborados pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS -ASCAR). A partir do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental com memorial descritivo, planta baixa, perfil longitudinal, perfil transversal, perfil vertedouro e croqui da bacia, acompanhamento da obra, laudo de conclusão em consonância com a legislação vigente.
O engenheiro agrônomo da Emater, Bruno Utermol, avalia a execução do projeto no município. “Vemos na construção dos açudes uma oportunidade para o agricultor valorizar sua propriedade, com reservação de água, tonando assim a propriedade sustentável no que se refere a recursos hídricos, sendo possível pensar na instalação projetos futuros de irrigação para as mais diversas culturas e potencialidades que as famílias rurais desejarem desenvolver”, defende.