Acessibilidade:

Nota Fiscal Eletrônica foi tema de palestra aos produtores ipiranguenses

No dia 28 de maio aconteceu no Centro de Multi Convivência de Ipiranga do Sul a palestra para produtores rurais para tratar do tema Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e). O evento foi promovido pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Finanças, com o objetivo de informar o novo sistema de notas que substitui a Nota Fiscal de Produtor (modelo 4) em papel.

O evento contou com a participação do secretário de Finanças, Dinamar Rogério Folle, que acolheu aos participantes e destacou a relevância do tema para os agricultores se adequarem às necessidades impostas pela Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.

A abordagem foi realizada pela Mestra em Contabilidade Sara Vanin Giasson que ressaltou a obrigatoriedade de adequação, desde 1º de janeiro de 2021, para produtores rurais com faturamento anual superior a R$ 200 mil em operações interestaduais. Também informou que o sistema emissor da NFP-e está disponível no portal da Receita Estadual de cada estado.

Em decorrência da crise ambiental do Rio Grande do Sul, a obrigatoriedade da NFP-e para produtores rurais foi adiada para 2 de janeiro de 2025. Originalmente prevista para iniciar em 1º de maio, a transição para o novo documento fiscal estava agendada para operações interestaduais do setor agropecuário e produtores rurais com faturamento superior a R$ 1 milhão em 2022. Para outros casos, a implementação estava marcada para 1º de dezembro. Agora, ambos os prazos foram estendidos para 2 de janeiro de 2025.